Pesquisas

Rastreabilidade dos grãos deve render atualização para o RenovaBio

Estudo já está sendo usado pela ANP; processo de verificação dos critérios de elegibilidade também será aprimorado


NovaCana - 15 set 2022 - 09:13

Mais de dois anos depois do início da negociação dos créditos de descarbonização (CBios), o RenovaBio ainda está longe de estar com a sua estrutura completamente finalizada. Conforme a compra e venda dos papéis acontece, novas mudanças são previstas e organizadas com o intuito de aprimorar o programa.

Em meio a adiamento das metasmecanismo de hedgerepasse do pagamento dos CBios aos produtores de cana-de-açúcar e até mesmo propostas de mudanças estruturais no programa, há também novas possibilidades para verificação dos critérios de elegibilidade do RenovaBio. Os estudos em andamento devem beneficiar principalmente a produção de biocombustíveis com soja e milho, matérias-primas que têm difícil rastreamento.

O projeto “Soluções para verificação do cumprimento dos critérios de elegibilidade de produtores de biocombustíveis no RenovaBio” está sendo desenvolvido na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sendo coordenado pela unidade de Agricultura Digital e com participação do setor de Meio Ambiente.

Apelidado de RenovaMap, o estudo teve início em novembro de 2020, como explica a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Marília Folegatti: “O projeto foi proposto a partir da necessidade da ANP [Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível] de confirmar o cumprimento dos critérios de elegibilidade do RenovaBio”.

Além disso, o programa governamental também conta com um estudo específico para melhorar a rastreabilidade dos grãos utilizados para fabricação de biodiesel e etanol. A pesquisa já rendeu um informe técnico, publicado nesta quinta-feira, 15, pela ANP: clique aqui para fazer o download do material.

O projeto “Estudos-piloto da proposta de regulamentação para a cadeia de custódia no programa RenovaBio” foi financiado pelo Brazil Energy Programme, do Reino Unido, e conduzido no Brasil pela Agroicone, organização de estudos e soluções relacionados ao setor agropecuário. O objetivo é fortalecer o RenovaBio e trazer mais segurança ao processo de certificação.

No texto completo, exclusivo para assinantes, você confere mais detalhes sobre o andamento de cada um dos projetos, perspectivas para o futuro do programa e, também, as mudanças mais recentes do RenovaBio.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



PUBLICIDADE FMC_VERIMARK_INTERNO FMC_VERIMARK_INTERNO

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x