PUBLICIDADE
renovacao renovacao
Etanol: Mercado: Regulação

ANP faz audiência sobre geração de CBios em vendas entre produtores de biodiesel


ANP - 02 set 2022 - 08:42

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou na última quarta-feira, 31, uma audiência pública sobre a minuta de resolução que altera a Resolução ANP nº 802/2019. Segundo o órgão, o objetivo é incluir operações de comercialização de biodiesel entre produtores no rol de operações geradoras de lastro para emissão de Créditos de Descarbonização (CBios).

A Resolução ANP nº 802 estabelece os procedimentos para geração de lastro necessário para emissão primária de CBios e traz em seu anexo uma tabela que contém as operações de comercialização de biocombustíveis elegíveis.

De acordo com a ANP, quando a Resolução nº 802/2019 foi publicada, a comercialização de biodiesel entre produtores deste biocombustível não era autorizada. Por isso, esta operação não teria sido contemplada.

“Com a publicação da Resolução ANP nº 857, em outubro de 2021, durante a reformulação do mercado de biodiesel, foram estabelecidas novas regras de comercialização desse produto, sendo autorizada a comercialização de biodiesel entre produtores”, relata a agência, em nota.

Assim, a ANP acreditou que seria necessário fazer uma alteração na Resolução ANP nº 802, permitindo a geração de lastro para emissão de CBios quando ocorrer esse tipo de comercialização.

A minuta de resolução passou por consulta pública de 45 dias. “As sugestões recebidas na consulta e na audiência serão avaliadas pela área técnica, para alteração ou não da minuta original”, afirma a ANP. Além disso, antes de sua publicação, o texto passará por análise jurídica da Procuradoria Federal junto à ANP e por aprovação da diretoria colegiada da agência.


PUBLICIDADE BASF_NOV_INTERNAS BASF_NOV_INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x