Maior fornecedora de etanol do Brasil em 2022, a Inpasa segue incrementando sua capacidade produtiva. Conforme autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 17, a companhia realizou novos investimentos em sua unidade de processamento de milho em Dourados (MS).
De acordo com o documento, agora, a planta da Inpasa pode fabricar até 3 milhões de litros de etanol hidratado e 3 milhões de litros de anidro por dia. Até então, ela era autorizada a produzir, no máximo, 2,5 milhões de litros diários de cada um dos biocombustíveis.
Com esta ampliação de 20%, a unidade se torna a maior do Brasil em capacidade de produção de anidro, empatada com a usina da Inpasa em Sinop (MT). Já em relação ao potencial de hidratado, ambas as unidades dividem a segunda posição, ficando atrás apenas da usina Boa Vista, da São Martinho, que opera com cana-de-açúcar e milho.
Segundo documentos protocolados junto à ANP, a Inpasa iniciou o processo para obtenção da nova autorização em 30 de agosto, com o envio de uma série de documentos. Em setembro e outubro, a companhia enviou fluxogramas adicionais, solicitados pela agência e, em 14 de novembro, a ANP emitiu um parecer técnico que abriu caminho para a publicação da nova autorização.
Atualmente, a Inpasa possui três usinas de etanol de milho em operação – em Dourados (MS), Sinop (MT) e Nova Mutum (MT). Além disso, a companhia já anunciou planos para duas novas unidades, em Sidrolândia (MS) e Balsas (MA), com investimentos projetados em R$ 1,2 bilhão para cada uma.
Renata Bossle – NovaCana