NovaCana
Publicidade

Nona edição da Conferência NovaCana começa na próxima semana

Evento, que reúne os tomadores de decisão do setor sucroenergético, será realizado no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo (SP)

NovaCana 5 min de leitura

Organizada pelo portal de notícias, a Conferência NovaCana faz parte do calendário do setor sucroenergético desde 2016. Neste ano, o evento acontece nos dias 28 e 29 de setembro no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo (SP).

Em sua nona edição, o encontro terá seis painéis, abrangendo mais de 30 subtemas essenciais para o atual momento da cadeia sucroenergética. Entre os palestrantes e debatedores estarão representantes de usinas, investidores, sindicatos, consultorias, bancos e governo.

Além disso, a programação inclui coffee breaks e outros momentos pensados para networking. Ao final do primeiro dia, haverá um coquetel entre os participantes e, no segundo dia, a organização oferecerá um almoço especial.

Mais informações estão disponíveis no site do evento. A seguir, veja o que esperar da programação e dos palestrantes confirmados.

Políticas públicas e estratégias para o próximo ciclo do setor

O primeiro dia, 28 de setembro, começa às 13h com uma recepção aos convidados. Já a abertura oficial ocorrerá às 13h40, com o início do primeiro painel, chamado “Regras do jogo: políticas públicas e estratégias para o próximo ciclo do setor”, às 14h.

Neste momento, ocorrerá um debate sobre as atuais influências macroeconômicas e geopolíticas, incluindo questões como juros e reforma tributária. Além disso, serão levantados temas como o avanço dos veículos híbridos e elétricos, a Lei do Combustível do Futuro, o programa RenovaBio, a maior mistura de etanol à gasolina, a política de preços de combustíveis e a busca por uma maior competitividade.

Entre os confirmados estão: o diretor de inteligência setorial da União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica), Luciano Rodrigues; o presidente da União Nacional do Etanol de Milho, Amaury Pekelman; o presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos; o presidente da Federação Brasilcom, Abel Leitão; a diretora do departamento de biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Lorena Mendes de Souza; o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Pietro Mendes; e o diretor da Bioagência, Tarcilo Rodrigues.

Sobreoferta ou sobredemanda de etanol?

Na sequência, o painel “O dilema do etanol no Brasil: sobreoferta ou sobredemanda?” tratará da evolução na oferta de etanol hidratado e anidro; das expectativas para novos nichos de mercado; da atual dinâmica de preços e rentabilidade; dos gargalos logísticos internos; dos riscos de ciclos longos de sobreoferta; e do real papel do etanol no mix energético nacional.

Para isso, o NovaCana receberá três palestrantes: o diretor comercial da Evolua Etanol, Alexandre Zebulun; o sócio-diretor do Pecege Consultoria e Projetos, João Rosa; e o especialista de agro do Bradesco - Pesquisa Econômica, Filipi Cardoso.

O avanço do etanol de milho

Após um coffee break, será a vez do painel “O que esperar com o avanço do etanol de milho?”. A expectativa é que sejam abordadas questões como o crescimento acelerado e a chegada de novas companhias; o fim da sazonalidade dos preços de etanol; a competição por mercado e impactos regionais; o potencial real do DDG e do DDGS – dentro e fora do Brasil –; a busca urgente pela biomassa; além de desafios logísticos e outros gargalos.

Para falar sobre isso, o NovaCana convidou a diretora de relações internacionais da Unem, Andréa Veríssimo; o gerente de crédito de agronegócio do Itaú BBA, Guilherme Theodoro; e o chefe do departamento de pesquisas do Rabobank, Andy Duff.

Por fim, o primeiro dia da Conferência NovaCana 2026 será finalizado com um coquetel de relacionamento.

Inteligência financeira para sucroenergéticas

Já o segundo dia de evento terá início às 8h30. No primeiro painel, às 9h, o tema principal será “Inteligência financeira – estruturas de capital e o novo cenário do crédito”.

O objetivo é abordar temas como captações em ciclos de alta volatilidade; hedge, alavancagem e gestão financeira em um setor cíclico; Fiagros, CRAs e crédito bancário tradicional; financiamento “verde”, atração de capital ESG e gestão de risco climático; governança como fator de crédito; e impactos da reforma tributária.

Neste caso, os palestrantes confirmados são a sócia-líder de agronegócio da KPMG, Giovana Araújo; o sócio fundador da FG/A, Juliano Merlotto; e o diretor de wholesale do Rabobank Brasil, Mario Ferreira.

Novos vetores de demanda para o etanol

Depois de um coffee break, o segundo painel do dia foi nomeado “Além do etanol – SAF, biobunker e a nova era dos biocombustíveis”.

Neste ponto, os temas envolvem a convergência entre etanol e combustíveis sustentáveis de aviação (SAF); como os biocombustíveis para transporte marítimo se posicionam na prática; as rotas tecnológicas em disputa; a viabilidade econômica e o “prêmio verde”; as parcerias internacionais e a geopolítica na energia limpa; e questões de escala, investimentos e infraestrutura.

Já a relação de palestrantes inclui o comandante Flávio Haruo Mathuiy, que atua como assessor da comissão coordenadora para os assuntos da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês); o presidente da Airbus Brasil, Gilberto Peralta; a presidente da Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (Abiogás), Josiani Napolitano; e o líder para a América Latina da BloombergNEF, Rafael Rabioglio.

Oportunidades de investimentos

Após o almoço, o sexto e último painel do evento será “Capital em movimento: onde estão as maiores oportunidades do mercado”. Ele trará abordagens sobre o atual ciclo de investimentos sucroenergéticos; fusões, aquisições e a consolidação do setor; endividamento, crédito e riscos macroeconômicos; questões climáticas, resiliência no campo, automação e IA; políticas públicas, sustentabilidade e riscos; e barreiras comerciais e mercado internacional.

Para tratar sobre isso, o NovaCana chamou o analista do BB Investimentos, Daniel Cobucci; o diretor de sustentabilidade, novos negócios e relações institucionais da Tereos, Felipe Mendes; o líder de novos negócios da Atvos, Leonardo Minete Cardozo; e o sócio-líder de agronegócio da Simões Pires, Ricardo Braghini.

Serviço

Conferência NovaCana 2026
Data: 28 e 29 de setembro
Local: Hotel Tivoli Mofarrej
Endereço: Alameda Santos, 1437 - Cerqueira César - São Paulo (SP)
Mais informações: www.novacana.com/conferencia2026

Compartilhar: