BASF
Financeiro

Sucroenergéticas no azul: lucratividade das maiores empresas do setor

Mesmo com duas empresas a menos que no levantamento de 2016, lucro é o maior da série histórica. A soma dos lucros deste grupo de usinas aumentou em mais de 42%


novaCana.com - 18 dez 2018 - 08:57

O ano de 2017 apresentou inúmeras dificuldades para as empresas de açúcar e etanol. Em relação a outros 25 setores da economia, as sucroenergéticas ficaram abaixo da média em sete indicadores econômico-financeiros, conseguindo um resultado positivo apenas na margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

Por outro lado, comparando o setor com ele mesmo em anos anteriores, é possível verificar uma sensível melhora no lucro líquido ajustado e nas vendas líquidas, por exemplo. A afirmação se baseia nos dados divulgados anualmente pela revista Exame, que compila os resultados das 1.000 maiores empresas do país.

Os números do setor sucroenergético foram reunidos pelo novaCana e mostram que, na publicação referente a 2017, 83 companhias entraram no ranking – seis a menos que em 2016. Destas, 57 apresentaram lucro, duas a menos no mesmo comparativo, e 24 apresentaram prejuízo. As duas restantes não tiveram seus dados de lucro líquido ajustado divulgados.

O ranking publicado pela Exame é feito em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e apresenta as 1.000 empresas brasileiras de maior receita líquida. Desta forma, a publicação contempla apenas uma fração do setor sucroenergético, dando um panorama com base nos resultados das maiores companhias, mas a realidade da maioria das empresas fica de fora.

Mesmo tendo reduzido a quantidade de empresas na comparação anual, esse foi o segundo maior resultado em número de unidades que fecharam as contas no azul. A soma dos lucros líquidos ajustados foi o grande destaque, além de ser o maior da série histórica: US$ 2,17 bilhões, um aumento de 42,34% ante 2016, quando os ganhos somaram US$ 1,52 bilhões.

Confira na versão completa:

- Ranking dos maiores do setor em 2017
- Maiores lucros por grupo em 2017
- Lucro médio e total do setor em 2017
- Indicadores de lucro, endividamento total e vendas líquidas dos 20 maiores lucros
- Histórico das cinco empresas que mais lucraram em 2017

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

ou