Levantamento exclusivo do NovaCana com 18 empresas aponta expectativa de que a temporada atual encerrará com déficit de 1,83 milhão de toneladas de açúcar; para o próximo ciclo, números indicam superávit de 1,35 milhão de toneladas

NovaCana 09 abr 2021 - 09:02

Um maior aperto entre oferta e demanda. A frase que define, ainda que genericamente, o cenário do mercado global de açúcar na atual temporada pode também refletir a próxima, arriscam especialistas.

Na média do levantamento exclusivo realizado pelo NovaCana com 18 consultorias, espera-se um excedente de 1,35 milhão de toneladas de açúcar em 2021/22, considerando o ciclo de outubro a setembro. A distância entre os números, porém, é ampla e variam de um déficit de 6 milhões a um superávit de 5 milhões de toneladas.

Dentre as consultorias pesquisadas, Platts, Agroconsult, Abares e MB Agro possuem as expectativas mais neutras da safra, com números oscilando entre 500 mil toneladas deficitárias e 1 milhão superavitárias.

Quanto à temporada 2020/21, iniciada em outubro do ano passado, o cenário é de um pequeno déficit, de 1,83 milhão de toneladas, na média das empresas pesquisadas. Dentre elas, somente duas estimaram superávit, enquanto outras 15 esperam uma produção entre 5 milhões e 200 mil toneladas abaixo do consumo.

No primeiro levantamento feito pelo NovaCana sobre a temporada 2020/21, em fevereiro de 2020, todas as empresas apontavam para um déficit; à época, o valor médio era de 1,75 milhão de toneladas.

Já na sondagem realizada em agosto de 2020, o cenário se modificou, com as consultorias oscilando seus números entre déficits e superávits. A média esperada era que a produção ficaria 1,53 milhão de toneladas acima do consumo.

Confira, na reportagem completa, gráficos comparativos das projeções, evolução das médias, expectativas de preços e análises do mercado global de açúcar com dados e análises das seguintes empresas:

Abares
Agroconsult
Alvean
BTG Pactual
Canaplan
Citigroup
Czarnikow
Datagro
Green Pool
ISO
LMC
MB Agro
Platts
Rabobank
StoneX
Sucden
TRS
USDA


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR