Açúcar: Exportação

Usinas de açúcar indianas correm para assinar contratos de exportação


Reuters - 17 mar 2021 - 07:38

Até o momento, as usinas indianas se comprometeram com a exportação de 4,3 milhões de toneladas de açúcar na temporada 2020/21 (outubro a setembro), informou um órgão comercial nesta quarta-feira, 17. Elas foram motivadas pelos altos preços globais, que vivem um recorde de quatro anos, e por um subsídio à exportação.

Mas o aumento das exportações do segundo maior produtor de açúcar do mundo pode limitar os preços globais, que foram impulsionados pela produção mais baixa na Tailândia, o segundo maior exportador do mundo.

As vendas ajudarão a Índia a reduzir os estoques e darão suporte aos preços locais do adoçante, fator crucial para garantir que milhões de produtores de cana-de-açúcar obtenham os preços determinados pelo governo.

“Cerca de 4,3 milhões de toneladas de contratos de exportação já foram assinados”, disse a Indian Sugar Mills Association (Isma) em um comunicado. “Esta é uma grande conquista, especialmente porque estes contratos foram assinados em apenas dois meses e meio, desde a data em que as cotas de exportação foram alocadas pelo governo, 31 de dezembro de 2020”.

O país aprovou um subsídio de 5.833 rúpias (US$ 80,38) por tonelada para exportação de 6 milhões delas no ano corrente. Do total de contratos, quase 2,2 milhões de toneladas de açúcar já foram embarcadas, informou a Isma.

A Índia tem vendido a commodity principalmente para Indonésia, Dubai, Afeganistão, Sri Lanka e países africanos, disse o negociante de uma trading global baseado em Mumbai. “A escassez de contêineres e tarifas mais altas de frete estão limitando as exportações indianas”, comenta.

As usinas indianas produziram 25,87 milhões de toneladas de açúcar no atual ano de comercialização, quase 20% a mais do que há um ano, com o aumento da produção em Maharashtra e Karnataka, aponta a Isma.

No entanto, muitas usinas estão fechando as operações mais cedo devido à oferta limitada de cana, disse o órgão comercial.

Na atual safra, 502 usinas de açúcar iniciaram as operações, mas 171 delas pararam de moer no final da primeira quinzena de março, disse o relatório.

Rajendra Jadhav
Com tradução NovaCana


PUBLICIDADE FMC_VERIMARK_INTERNO FMC_VERIMARK_INTERNO

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x