PUBLICIDADE
boletim boletim
Açúcar: Mercado

Rabobank projeta superávit de 1,5 milhão de toneladas de açúcar na safra global 2021/22

Banco acredita que déficit de 2,8 milhões de toneladas em 2020/21 será seguido de excedente


NovaCana - 22 mar 2021 - 12:34

Em relatório trimestral divulgado hoje, 22, o banco holandês Rabobank afirma esperar um superávit de 1,5 milhão de toneladas no balanço global de açúcar em 2021/22 (outubro a setembro). A entidade considera que os aumentos produtivos mais do que compensarão a retomada no consumo. “Esperam-se recuperações da produção na Tailândia, União Europeia e Austrália, bem como aumentos contínuos na Índia, China e Paquistão”, destaca.

Em relação à atual temporada, 2020/21, o banco estima um déficit de 2,8 milhões de toneladas ante o de 300 mil toneladas projetado em dezembro.

Segundo o Rabobank, a produção atual será inferior à demanda por conta de ajustes para baixo nas estimativas de fabricação do adoçante na União Europeia, na Rússia e na Tailândia, indicando ligeiro aperto nos estoques mundiais. Além disso, gargalos logísticos verificados na Ásia e no Brasil, entregas físicas de curto prazo apertadas e entrada de fundos no mercado também contribuíram para a projeção de um déficit maior.

Com isso, a expectativa é que os preços continuarão firmes, sendo negociados na ICE entre 15 e 15,5 centavos de dólar por libra-peso em 2021, mantendo os fluxos de exportação ativos. O banco destaca que os preços do açúcar bruto vêm oscilado recentemente após uma forte alta no início do ano. Depois de chegarem a quase 19 centavos de dólar por libra-peso em meados de fevereiro, os contratos com vencimento em maio estão em torno de 16 centavos de dólar por libra-peso.

Quanto ao consumo, o Rabobank espera um aumento de 1,4% em relação à temporada passada. No entanto, como não há previsão para o fim da pandemia de covid-19, o banco acredita ser possível que a retomada na demanda precise ser revisada para baixo.

Confira as perspectivas do banco para a safra brasileira 2021/22 no texto completo (exclusivo para assinantes).


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x