Menos de duas semanas após vender o controle da Biorigin por R$ 665 milhões, a sucroenergética Zilor divulga a aquisição da totalidade da participação na Salto Botelho Agroenergia (SBA), usina de cana-de-açúcar localizada em Lucélia (SP). O anúncio foi realizado por meio de fato relevante enviado ao mercado nesta quinta-feira, 17.
A unidade – até então controlada pela gestora de ativos americana Amerra Capital Management – está localizada a 82 km da unidade Quatá. Segundo a Zilor, a transação considera um valor de R$ 600 milhões, que será ajustado conforme a dívida líquida e o capital de giro verificados na data do fechamento da operação.
Ainda conforme a Zilor, a usina tem capacidade para moer até 1,8 milhão de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Além disso, a estrutura da indústria permite a produção de etanol anidro, etanol hidratado e açúcar VHP, com mix de até 58% para o adoçante.
A capacidade de produção diária, ainda segundo a companhia, é de 600 mil litros de hidratado ou 400 mil litros de anidro, além de 820 toneladas de VHP. Já a cogeração de energia possui potência de 12MW.
“A aquisição da SBA faz parte da estratégia de crescimento da Zilor”, afirma a companhia, que detalha: “Após a conclusão da operação, a Zilor passará a contar com quatro usinas no estado de São Paulo e sua capacidade de moagem passará de 12 milhões para 13,8 milhões de toneladas, um aumento de 15% da capacidade atual”.
No comunicado, a companhia reforça que o fechamento da operação está condicionado ao cumprimento de condições prévias e usuais para operações dessa natureza, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
NovaCana