Etanol: Mercado

Etanol: Mercado

Estoques “apertados” de etanol anidro no Brasil estimulam importação dos EUA

Demanda brasileira para combustíveis do Ciclo Otto foi estimada em 50,16 bilhões de litros em 2020; estoque final de anidro do Centro-Sul deve atingir menor nível desde 2011


NovaCana - Publicado: 16 Set 2020 - 11:56

Por Nicolle Monteiro de Castro*

Os estoques brasileiros de etanol anidro somaram 2,95 bilhões de litros no final de agosto, alta de 0,9% ou 158 milhões de litros no ano, segundo os últimos dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Embora o ligeiro aumento sugira um mercado equilibrado neste ano de drástica redução da demanda, as estimativas apontam para um cenário diferente.

A projeção da S&P Global Platts Analytics para o consumo brasileiro de combustíveis do Ciclo Otto é de 50,16 bilhões de litros em 2020, queda anual de 7%. Com isso, o Brasil precisará importar pelo menos 442 milhões de litros de etanol anidro dos Estados Unidos entre 1º de setembro e 31 de março de 2021.

Mesmo em um ano de pandemia, em que as medidas de isolamento social prejudicaram o consumo de combustível em todo o país, a demanda por gasolina – que tem mistura de 27% de etanol anidro – foi menos afetada do que o mercado de etanol hidratado.

Nos primeiros sete meses de 2020, as vendas brasileiras de gasolina totalizaram 19,43 bilhões de litros, queda de 10,5% no ano, enquanto a demanda de etanol hidratado diminuiu 17%.

Leia sobre a arbitragem de preços e os impactos deste cenário nos mercados do Centro-Sul e do Norte-Nordeste no texto completo (exclusivo para assinantes).


Exclusivo para Assinantes

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

O texto completo desta página estádisponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR