Etanol: Mercado: Regulação

Etanol: Mercado: Regulação

ANP confirma que irá publicar lista de distribuidoras inadimplentes com RenovaBio

Conforme previsto em lei, comercialização com agentes será vedada


Reuters - Publicado: 27 Jun 2025 - 07:45

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) decidiu nesta quinta-feira, 26, publicar uma lista com distribuidoras em inadimplência com o programa federal RenovaBio. A reguladora informou que o fornecimento de combustíveis aos agentes elencados ficará vedado, sob pena de multa.

A lista será publicada em página específica dentro da área do site da ANP sobre o RenovaBio, em data a ser divulgada em breve pela agência. Nela, constará a relação dos distribuidores ainda inadimplentes com a meta individual de descarbonização e que, por isso, tenham sido sancionados pela ANP.

“Essa iniciativa visa reforçar a efetividade da política nacional de biocombustíveis, promover a isonomia entre os agentes do setor e contribuir para o cumprimento das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa no Brasil”, disse a ANP em nota.

A agência complementa: “O agente regulado que infringir a vedação de comercialização com distribuidor incluído na lista estará sujeito à aplicação de multa, que poderá variar entre R$ 100 mil e R$ 500 milhões”.

A reguladora explicou, ainda, que o distribuidor inadimplente que comprovar o cumprimento integral de sua meta poderá solicitar à agência, por e-mail, a retirada de seu nome da lista, conforme previsto na legislação.

Marta Nogueira