Etanol: Abastecimento

[Ranking] As sucroenergéticas com as maiores capacidades de armazenamento de etanol

A usina da Barra, da Raízen, possui os maiores tanques, com 251,8 milhões de litros; a usina São Martinho é a segunda, com 226,67 milhões


novaCana.com - 23 jun 2020 - 10:14

Considerada um elemento estratégico, a capacidade de estocagem de etanol pelas usinas se tornou ainda mais importante no atual cenário de retração da demanda – e dos preços. Com menos pessoas circulando na rua devido às medidas de isolamento social, o consumo de combustíveis do Ciclo Otto sofreu quedas consideráveis e a recuperação deve ser lenta. Em abril deste ano, a demanda por etanol caiu 30% na comparação anual e a posição dos estoques do renovável aumentou 87,3% em 1º de junho.

Os números refletem não apenas a baixa demanda, mas também uma estratégia de carrego. Ou seja, em um momento de preços baixos, algumas usinas preferem manter o etanol em seus tanques por um período maior do que o habitual enquanto aguardam remunerações mais vantajosas.

Conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), referentes a dezembro de 2019, 358 usinas atualmente em operação possuem registros de capacidade de armazenamento de etanol hidratado, anidro e um pequeno espaço para os chamados outros álcoois, totalizando 17,30 bilhões de litros.

Especificamente, 11,96 bilhões são de hidratado, 5,28 bilhões, de anidro, e 64,69 milhões de litros de outros tipos de álcool, como os para uso químico e industrial.

Entre janeiro e dezembro de 2019, o volume disponível aumentou em 56,39 milhões, indicando que algumas usinas ampliaram sua capacidade de armazenagem. Entre elas estão as unidades Sebastianópolis e Potirendaba, da Cofco; Severínia, da Tereos; e Panorama, da Vale do Verdão.

Além disso, conforme os dados mais recentes, 11 unidades não possuem tanques destinados a etanol hidratado e outras 187 não os tem para o anidro.

O grupo com maior capacidade de estocagem, considerando o agregado entre anidro e hidratado, é a Raízen Energia, que pode armazenar até 1,7 bilhão de litros em 24 usinas. As únicas unidades do grupo que não registraram capacidade de armazenamento de etanol foram a Tamoio – parada desde 2017 – e a São Francisco, que produz apenas açúcar.

Confira, na versão completa:

- Os grupos e as usinas com maiores capacidades de armazenamento
- Rankings por tipo de etanol

Além disso, para os dados de capacidade de tancagem das usinas e grupos brasileiros, acesse o novaCana DATA (exclusivo para assinantes).


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR