O estrago que a seca do Centro-Sul provoca em lavouras permanentes, como cana e café, deve ir além desta safra. No caso do café, a falta de chuvas derruba as folhas que vão gerar os frutos da safra de 2014/2015. Na cana, as mudas perdem qualidade por causa do calor excessivo.
Nas projeções da consultoria Safras & Mercado, as perdas no setor sucroalcooleiro podem chegar a R$ 2 bilhões neste ano. Na Bolsa de Nova York, o contrato do açúcar já subiu quase 19% desde janeiro, mas boa parte dos produtores não consegue aproveitar essa valorização porque eles já venderam a maior parte da produção.
O temor de quebra de safra no principal exportador das duas commodities conseguiu reverter o cenário de baixa para os preços internacionais verificados até então.
Nos próximos meses, no entanto, a tendência para os dois produtos é distinta, na avaliação do analista Marcel Caparoz, da RC Consultores.
Enquanto os investidores continuam apostando na alta do café, "comprados" em contratos futuros, no jargão do mercado, no caso do açúcar os fundos já voltaram à posição "vendida", indicando que eles esperam preços menores daqui para a frente.
Como os investidores também influenciam -e muito- os preços, a posição líquida desses agentes nesse mercado pode indicar tendências para as cotações.
Ainda que o aumento no preço internacional possa compensar parte das perdas na produção e na exportação ao longo do ano, é certo que os efeitos negativos do clima sobre a cultura vão se prolongar e podem extrapolar o campo. A falta de água afeta principalmente a concentração de açúcar na planta e, por tabela, a produção de dois de seus subprodutos industriais – o açúcar e o etanol. Como o etanol é misturado à gasolina, se a oferta do combustível verde cair, a tendência é que haja aumento da demanda do derivado de petróleo. "É bem possível que o Brasil tenha de importar mais gasolina no segundo semestre", prevê Plínio Nastari, diretor da consultoria Datagro.
O portal novaCana complementou o texto acima com informações adicionais da Folha de S. Paulo.