Açúcar: Mercado

Açúcar: Mercado

Preços do açúcar sobem na ICE com suporte do petróleo e do real


Barchart - Publicado: 14 Mai 2025 - 07:48

Os futuros de açúcar negociados na ICE voltaram a fechar em alta nesta terça-feira, 13, atingindo os maiores valores em algumas semanas.

Os contratos do açúcar bruto com vencimento em julho subiram 0,52 centavo de dólar, ou 2,9%, indo a 18,22 centavos de dólar por libra-peso. Ao longo da sessão, eles chegaram a registrar uma máxima de cinco semanas.

Já os contratos do açúcar branco com vencimento em agosto obtiveram o maior valor em duas semanas e encerram a sessão com alta de US$ 14,80, ou 3%, para US$ 509,80 por tonelada.

acucar preco 140525

O movimento acompanhou a elevação de 2% nos futuros de petróleo bruto WTI, que atingiram uma máxima de duas semanas. Os preços mais altos do petróleo beneficiam o etanol e podem levar as usinas de açúcar a direcionarem mais cana para a produção do biocombustível em vez de açúcar, reduzindo a oferta do adoçante.

Além disso, a força do real brasileiro impulsionou os preços do açúcar. O real atingiu a máxima em cinco semanas em relação ao dólar na terça-feira, desestimulando as exportações dos produtores do Brasil.

Também nesta terça-feira, 13, a União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica) informou que a produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil caiu 38,6% em abril deste ano frente o mesmo período de 2024/25, para 1,58 milhão de toneladas.

Entretanto, os sinais de uma maior produção global de açúcar são negativos para os preços. Em 2 de maio, o açúcar bruto para julho atingiu a mínima em 3,5 anos no mercado futuro. Menos de uma semana depois, em 7 de maio, o açúcar branco caiu para a mínima em 3,5 meses devido à perspectiva de maior produção de açúcar no Brasil.

Na semana passada, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) previu que a produção de açúcar da Índia em 2025/26 aumentaria 26% no ano, para 35 milhões de toneladas, citando chuvas de monções favoráveis e o aumento da área plantada com açúcar.

Além disso, em 23 de abril, o USDA projetou que a produção de açúcar do Brasil em 2025/26 subiria 2,3% ante a safra anterior, para 44,7 milhões de toneladas.

Rich Asplund
Com tradução e adaptação NovaCana