Os futuros de açúcar negociados na ICE mantiveram a tendência de queda nesta segunda-feira, 18, atingindo mínimas de uma semana. Segundo negociadores, a perspectiva de que as usinas de açúcar do Brasil aumentem a produção da commodity em detrimento do etanol está pesando sobre os preços.
O contrato do açúcar bruto com vencimento em outubro recuou 0,19 centavo de dólar, ou 1,16%, indo a 16,25 centavos de dólar por libra-peso. Já o contrato mais ativo do açúcar branco caiu US$ 4,50, ou 0,94%, para US$ 476,70 por tonelada.
Na segunda-feira, a Covrig Analytics informou que as usinas de açúcar do Brasil estão priorizando a produção de açúcar em detrimento do etanol. A consultoria espera que essa tendência continue durante o pico da colheita, impulsionada pelo tempo mais seco, que favorece a produção do adoçante.

O movimento contrasta com o começo da semana anterior, quando o açúcar bruto negociado em Nova York subiu para a máxima em dois meses devido a preocupações com a menor produtividade da cana no Brasil.
Na sexta-feira, 15, a União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica) informou que a produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil na segunda quinzena de julho caiu 0,8% na comparação anual, para 3,61 milhões de toneladas. Ao mesmo tempo, a porcentagem de cana direcionada para a fabricação de açúcar aumentou para 54,1%, ante 50,3% no mesmo período do ano passado.
Já no acumulado de 2025/26, a retração no volume é de 7,8%, com 19,27 milhões de toneladas. O mix de produção, por sua vez, foi 52,1% voltado à commodity, frente a 49,1% no mesmo recorte da safra anterior.
Para completar, a perspectiva de maiores exportações de açúcar da Índia também é negativa para os preços do açúcar. Conforme apuração da Bloomberg, o país pode permitir que as usinas locais exportem o adoçante na próxima temporada, que começa em outubro, já que as chuvas abundantes de monções devem resultar em uma safra abundante.
O Departamento Meteorológico da Índia informou nesta segunda-feira que a chuva acumulada de monções na Índia foi de 611,2 mm em 18 de agosto, ou 1% acima do normal. Além disso, a Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia anunciou recentemente que buscará permissão para exportar 2 milhões de toneladas de açúcar em 2025/26.
Rich Asplund
Com tradução e adaptação NovaCana