Os contratos futuros do açúcar bruto negociados na ICE se afastaram nesta quarta-feira das máximas registradas na véspera, após sinais de sobrecompra levarem investidores a realizar lucros.
O contrato maio do açúcar bruto fechou em queda de 0,64 centavo de dólar, ou 3,6%, a 17,30 centavos de dólar por libra-peso, depois de ter avançado 4,5% na terça-feira, quando atingiu uma máxima de 17,98 centavos.
Operadores disseram que o mercado aparentou estar sobrecomprado após a alta recente, acrescentando que o enfraquecimento dos contratos no início da sessão disparou algumas ordens automáticas de vendas, com investidores realizando lucros.
Eles afirmaram ainda que alguns investidores estão abandonando posições no primeiro contrato antes de seu vencimento, na sexta-feira.

O Commerzbank disse que a melhora nas ofertas da União Europeia, Índia e Tailândia nesta temporada deve deixar o mercado em uma posição equilibrada, embora as persistentes condições de seca no Brasil preocupem cada vez mais.
O açúcar branco para agosto recuou 17,70 dólares, ou 3,7%, para 462,70 dólares a tonelada.
Marcelo Teixeira e Maytaal Angel