O setor de energia elétrica foi um dos que mais recebeu atenção do poder público no ano passado. Políticas regulatórias no setor de energia atingem mais de 87% da população mundial
As políticas de apoio às energias renováveis já alcançam quase todo o planeta. É o que aponta o Renewables 2016 Global Status Report – relatório que apresenta o avanço das fontes de energia renováveis pelo mundo.
O documento aponta que em 2015, 173 países estabeleceram metas para as energias renováveis e 146 países elaboraram políticas de apoio no avanço da transição energética mundial.
O levantamento mostra também que o segundo setor a atrair o maior número de políticas é o de transportes, especialmente no que se refere às metas de mistura de etanol e biodiesel. Confira a seguir, em detalhes, quais são essas metas, os países que as possuem e as políticas de mistura que foram estabelecidas pelo mundo.
E mais
- As metas para uso de etanol e biodiesel em cada país do mundo;
- Mapa com as políticas energéticas de cada país;
- Número de países com política para uso de biocombustíveis no transporte.
As políticas de apoio às energias renováveis já alcançam quase todo o planeta. É o que aponta o Renewables 2016 Global Status Report - relatório que apresenta o avanço das fontes de energia renováveis pelo mundo.
O documento aponta que em 2015, 173 países estabeleceram metas para as energias renováveis e 146 países elaboraram políticas de apoio no avanço da transição energética mundial.

Cenário político
Em relação às políticas de eficiência do segmento energético, cerca de 114 países possuem alguma iniciativa do gênero.
O setor de energia elétrica, a exemplo de outros anos, foi um dos que mais recebeu atenção do poder público no ano passado. De acordo com o relatório, as políticas regulatórias no setor de energia atingem mais de 87% da população mundial.

Já as políticas de regulação nos setores de aquecimento e arrefecimento e de transportes abrangem mais de 50% e 73%, respectivamente.
O setor de transportes é o segundo setor a receber mais atenção dos países. Em 2015, 66 países possuíam alguma política ligada ao segmento de biocombustíveis. O número representa um adicional de dois países em relação ao ano anterior.

Políticas de mistura
Dos países com iniciativas relativas ao transporte, 33 (metade do total) têm política de mistura ou metas que ampliem o nível de utilização de etanol e biodiesel.
Essas políticas foram contabilizadas pela REN21 no nível nacional, estadual e municipal. Os detalhes sobre cada uma dessas iniciativas podem ser conferidos na tabela a seguir.

Marina Gallucci – NovaCana