Os preços do açúcar cristal branco negociado no mercado à vista paulista iniciaram o segundo mês oficial da safra 2024/25 em queda, relata o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP.[
O Indicador Cepea/Esalq, cor Icumsa de 130 a 180, abriu a semana a R$ 142,70 por saca de 50 kg, acumulando baixa de 0,6% nos seis primeiros dias de maio.
Segundo pesquisadores do Cepea, com quase todas as usinas paulistas em operação, observa-se que a maior oferta para negociações à pronta-entrega é de açúcar de qualidade inferior, com Icumsa superior a 200. “Esse produto está sendo comercializado no spot com desconto médio de R$ 15,00 por saca em relação ao indicador”, relatam.
Os pesquisadores do Cepea explicam que esse cenário influencia usinas a baixarem os preços do açúcar cristal Icumsa entre 150 e 180, mesmo com a disponibilidade ainda restrita.
Além disso, levantamentos do Cepea apontam que a demanda não mostra aquecimento. Em geral, os compradores aguardam o aumento da produção e, consequentemente, uma maior oferta, segundo pesquisadores do centro.