
Aurélio Amaral exercia desde 2012 o cargo de superintendente de Abastecimento
O governo federal nomeou Aurélio Amaral como novo diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com mandato de quatro anos, segundo publicação no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira.
O novaCana já havia adiantado a nomeação 43 dias atrás, quando a presidente Dilma Rousseff tomou a decisão. Conforme publicado, a indicação expôs um conflito no governo. A Diretora Geral, Magda Chambriard, divergia do Ministro de Minas e Energia na escolha dos nomes. O ministro, juntamente com o vice-presidente Michel Temer e Eliseu Padilha, na época ministro da Aviação Civil – todos do PMDB –, defendia a recondução de Florival e a indicação de Symone Christine Araújo, para o lugar de Helder Queiroz.
Segundo relato, Magda teria ameaçado renunciar a diretoria geral da agência se Florival fosse reconduzido. A proposta dela era justamente a indicação de Aurélio Amaral.
Advogado formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo, Amaral exercia desde 2012 o cargo de superintendente de Abastecimento da autarquia.
Está desde 2009 na ANP, onde já atuou como assessor de diretoria, coordenador do escritório da agência em São Paulo e superintendente-adjunto de Fiscalização do Abastecimento.
Amaral ocupará uma das duas cadeiras deixadas vagas pelos ex-diretores Florival Carvalho e Helder Queiroz, no ano passado, juntando-se à atual diretoria formada pela diretora-geral, Magda Chambriard, e os diretores Waldyr Barroso e José Gutman.
Marta Nogueira
Com novaCana