Cana: Safra / Moagem

Cana: Safra / Moagem

[Unica] Atualização da safra de cana-de-açúcar 2024/25 – 1ª quinzena de agosto

Moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul atinge 44 milhões de toneladas na primeira metade de agosto


Unica - Publicado: 28 Ago 2024 - 11:50

  1. Moagem quinzenal: Na primeira quinzena de agosto, as unidades produtoras da região Centro-Sul processaram 43,83 milhões de toneladas ante a 47,94 milhões da safra 2023/24 – o que representa queda de 8,57%.

    tabela unica 280824
    quinzena 01 moagem block 090321

  2. Análise sobre a moagem: O diretor de inteligência setorial da Unica, Luciano Rodrigues, esclarece que a retratação de moagem observada na primeira metade de agosto não tem relação com os incêndios, que impactaram parte das lavouras após o fechamento da quinzena.

  • Usinas em operação: Ao término da quinzena, permanecem em operação 258 unidades no Centro-Sul, sendo 239 unidades com processamento de cana-de-açúcar, nove empresas que fabricam etanol a partir do milho e dez usinas flex.

  • Produtividade na quinzena: Dados apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) para o mês de julho indicaram um rendimento agrícola de 86,6 toneladas por hectare colhido, em média, nas lavouras do Centro-Sul. Esse valor representa uma retração de 12,2% em relação ao índice registrado em mesmo período da safra 2023/24.
  • ATR quinzenal: Em relação à qualidade da matéria-prima, o nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) registrado na primeira quinzena de agosto atingiu 151,09 kg por tonelada de cana-de-açúcar, contra 149,22 kg por tonelada na safra 2023/24, variação positiva de 1,25%.

  • Produção quinzenal de açúcar: A produção de açúcar na primeira quinzena de agosto totalizou 3,11 milhões de toneladas, registrando queda de 10,24% na comparação com a quantidade registrada em igual período na safra 2023/24 (3,46 milhões de toneladas).

    quinzena 03 acucar block 090321

  • Mix de produção: Com efeito, na última quinzena, apenas 49,27% da matéria-prima disponível foi direcionada para a produção de açúcar, ante 50,82% observados no mesmo período da safra 2023/24.

  • Produção quinzenal de etanol: Na primeira metade de agosto, a fabricação de etanol pelas unidades do Centro-Sul atingiu 2,29 bilhões de litros, sendo 1,47 bilhão de litros de etanol hidratado (+3,02%) e 828,52 milhões de litros de etanol anidro (-10,22%).

    quinzena 02 etanol block 090321

  • Etanol de milho na quinzena: Do total de etanol obtido na primeira quinzena de agosto, 14% foram fabricados a partir do milho, registrando produção de 322,05 milhões de litros neste ano, contra 282,02 milhões de litros no mesmo período do ciclo 2023/24, aumento de 14,19%.

  • Moagem acumulada: Na safra 2024/25 até 16 de agosto, a moagem atingiu 377,44 milhões de toneladas, ante 360,06 milhões de toneladas registradas no mesmo período no ciclo anterior.

    tabela unica acumulada 280824

  • Produtividade na safra: No acumulado de abril a julho, o índice do CTC apresenta queda de 5,6%, passando de 94 toneladas por hectare colhido na safra anterior para uma média de 88,7 toneladas por hectare em 2024/25.

  • Evolução do ATR: No acumulado da safra, o indicador da qualidade de cana marca 135,15 kg de ATR por tonelada, índice muito próximo ao do último ciclo na mesma posição.

    quinzena 04 ATR ton block 090321

  • Produção acumulada de açúcar: Desde o início da safra até 16 de agosto, a fabricação do adoçante totalizou 23,91 milhões de toneladas, contra 22,68 milhões de toneladas do ciclo anterior (+5,41%).

  • Análise sobre a produção de açúcar: Luciano Rodrigues enfatiza que, desde o início da safra, as condições climáticas registradas para o desenvolvimento da lavoura prejudicaram a concentração de sacarose e impuseram limitações à fabricação de açúcar.
  • Produção acumulada de etanol: No acumulado do atual ciclo agrícola, a fabricação do biocombustível totalizou 18 bilhões de litros (+7,26%), sendo 11,43 bilhões de etanol hidratado (+17,21%) e 6,57 bilhões de anidro (-6,56%).

    quinzena 05 dados acumulados 06 2024

  • Etanol de milho na safra: No acumulado desde o início da safra, a produção de etanol de milho atingiu 2,78 bilhões de litros, avanço de 24,75% na comparação com igual período do ano passado.

  • Vendas quinzenais de etanol: Nos primeiros quinze dias de agosto, as vendas de etanol totalizaram 1,49 bilhão de litros, o que representa uma variação positiva de 12,66% em relação ao mesmo período da safra 2023/24.

  • Vendas domésticas de etanol: No mercado interno, o volume de etanol hidratado vendido pelas unidades do Centro-Sul totalizou 897,91 milhões de litros na quinzena, o que representa alta de 19,27% em relação ao mesmo período da safra anterior. A venda de etanol anidro, por sua vez, atingiu a marca de 483,25 milhões de litros, avanço de 0,90%.

  • Análise sobre as vendas de etanol: “Os dados quinzenais de vendas das unidades do Centro-Sul mantêm tendência observada desde o início do ano, refletindo a opção do consumidor pelo biocombustível”, registra o executivo da Unica.

  • Vendas acumuladas de etanol: No acumulado da safra 2024/25, a comercialização de etanol pelas unidades do Centro-Sul somou 13,12 bilhões de litros, registrando crescimento de 19,91%. O volume acumulado de etanol hidratado totalizou 8,51 bilhões de litros (+39,04%), enquanto o de anidro alcançou 4,61 bilhões de litros (-4,37%).

  • Mercado de CBios: Dados da B3 até o dia 26 de agosto indicam a emissão de 27,57 milhões de créditos em 2024 pelos produtores de biocombustíveis. A quantidade de CBios disponível para negociação em posse da parte obrigada, não obrigada e dos emissores totaliza 29,07 milhões de créditos de descarbonização.

  • Análise sobre o mercado de CBios: “Somando os CBios disponíveis para comercialização e os créditos já aposentados para cumprimento da meta de 2024, já temos mais de 80% dos títulos necessários para o atendimento integral da quantidade exigida pelo programa para o final deste ano”, destacou o diretor da Unica.

  • Mais informações


    Exclusivo para Assinantes

    EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

    O texto completo desta página estádisponível apenas aos assinantes do site!

    VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR