Etanol: Mercado

Especialistas discutem problemas e potencialidades do mercado de etanol

Precificação, planejamento de longo prazo e o RenovaBio foram alguns dos temas levantados


novaCana.com - 29 out 2020 - 09:25

Dificuldade na tributação, pouca infraestrutura e sonegação: para o presidente do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), Adriano Pires, estes são os principais problemas enfrentados pelo setor de etanol atualmente, especialmente no quesito preço.

A precificação do biocombustível e os caminhos de planejamento para os agentes do mercado, especialmente considerando novas externalidades como a privatização das refinarias, foram discutidos em diversos painéis da 20ª Conferência Internacional Datagro.

Outro ponto de preocupação, conforme Pires, é a concentração da produção mundial de etanol em apenas dois grandes produtores. De acordo com ele, é preciso incentivar mais países a fabricarem o biocombustível, criando um mercado global.

“Temos oportunidade de consolidar o etanol de forma substantiva na matriz energética brasileira e transformar ele em uma commodity global. O mundo pós-pandemia deve vir com um novo ciclo e o etanol mira em uma matriz 100% limpa. O Brasil tem tudo, se tivermos um pouco de juízo, para ser uma grande potência verde do mundo”, disse.

Segundo a gerente executiva de etanol trading da Copersucar, Lara Bacellar, o cumprimento dos mandatos de consumo em vigor em diversos países pode criar um mercado global adicional de 55 bilhões de litros até 2025.

Por ora, Pires enxerga que o momento é favorável para o etanol e espera que as autoridades prestem atenção a isso, não deixando a oportunidade escapar. “Tem sido central a importância das fontes renováveis e se fala que a transição energética será mais rápida do que o esperado, pois a questão climática é uma realidade, apesar da tese negacionista do governo”, completa.

No texto completo (exclusivo para assinantes), leia mais sobre:

- Interferência da tributação
- Dificuldades trazidas pela sonegação
- Demandas de infraestrutura de logística
- Influências externas no preço do etanol
- Impacto do RenovaBio


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail