Estoques de etanol se aproximam dos 3 bilhões de litros em 1º de maio [21 gráficos]
Ao final do primeiro mês da safra 2020/21, volume de biocombustível armazenado pelas usinas do Centro-Sul mais do que dobrou ante estoques vistos um ano antes
Com a demanda por combustíveis em baixa desde meados de março e o início da safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul em 1º de abril, o volume de etanol armazenado pelas usinas da região atingiu recordes. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o total estocado chegou a 2,94 bilhões de litros em 1º de maio – 114% acima do montante registrado no mesmo período do ano passado.
Nesta época do ano, o comportamento usual é de crescimento dos estoques devido ao aumento da oferta, porém, a baixa demanda dificulta o escoamento do produto. Além disso, as usinas já iniciaram a temporada com os tanques mais cheios que o habitual. No encerramento da temporada 2019/20, a alta no volume estocado era de 35,6%.
Segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), em abril, as vendas de etanol registraram uma queda de 29% no comparativo anual, somando 1,78 bilhão de litros. Especificamente, as vendas de etanol hidratado para o mercado doméstico caíram 38,4%, para 1,1 bilhão de litros.
Para o diretor técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, o atual cenário exige a criação de uma linha de financiamento por parte do governo, com o objetivo de viabilizar a armazenagem de etanol pelos produtores. A Unica estima que o setor precisa investir em torno de R$ 9 bilhões para aumentar sua capacidade de armazenamento em 6 bilhões de litros.
“Estamos no início da safra e é no período de moagem que ocorre o maior desembolso para pagamento dos custos de produção. Se não encontrarmos meios para estocar o produto, teremos uma intensificação da situação dramática vivenciada pela cadeia sucroenergética”, completou o executivo.
Até então, o valor mais alto já visto no encerramento da segunda quinzena da safra havia sido em 2016/17, quando as usinas armazenavam 2,24 bilhões de litros. O valor atual é 32,6% superior.
Hidratado e anidro
Em 1º de maio, os estoques de etanol hidratado chegaram a 1,79 bilhão de litros – alta de 119,5% ante os 817 milhões de litros vistos no mesmo período do ano passado. A maior parte deste volume estava em São Paulo, maior estado produtor e consumidor de etanol do país, com 1 bilhão de litros.
A alta também ocorre nos estoques de anidro, que alcançaram 1,2 bilhão de litros no encerramento do primeiro mês da safra. O volume é 106% superior na comparação com os 558,1 milhões de litros estocados em 1º de maio de 2019. Em São Paulo, os estoques de anidro chegaram a 896 milhões de litros – uma elevação de 114,7% no comparativo anual.
novaCana DATA (exclusivo assinantes)
Renata Bossle – novaCana.com