Etanol: Abastecimento

Estoques de etanol se aproximam dos 3 bilhões de litros em 1º de maio [21 gráficos]

Ao final do primeiro mês da safra 2020/21, volume de biocombustível armazenado pelas usinas do Centro-Sul mais do que dobrou ante estoques vistos um ano antes


novaCana.com - 13 mai 2020 - 16:04

 Com a demanda por combustíveis em baixa desde meados de março e o início da safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul em 1º de abril, o volume de etanol armazenado pelas usinas da região atingiu recordes. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o total estocado chegou a 2,94 bilhões de litros em 1º de maio – 114% acima do montante registrado no mesmo período do ano passado.

Nesta época do ano, o comportamento usual é de crescimento dos estoques devido ao aumento da oferta, porém, a baixa demanda dificulta o escoamento do produto. Além disso, as usinas já iniciaram a temporada com os tanques mais cheios que o habitual. No encerramento da temporada 2019/20, a alta no volume estocado era de 35,6%.

Segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), em abril, as vendas de etanol registraram uma queda de 29% no comparativo anual, somando 1,78 bilhão de litros. Especificamente, as vendas de etanol hidratado para o mercado doméstico caíram 38,4%, para 1,1 bilhão de litros.

Para o diretor técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, o atual cenário exige a criação de uma linha de financiamento por parte do governo, com o objetivo de viabilizar a armazenagem de etanol pelos produtores. A Unica estima que o setor precisa investir em torno de R$ 9 bilhões para aumentar sua capacidade de armazenamento em 6 bilhões de litros.

“Estamos no início da safra e é no período de moagem que ocorre o maior desembolso para pagamento dos custos de produção. Se não encontrarmos meios para estocar o produto, teremos uma intensificação da situação dramática vivenciada pela cadeia sucroenergética”, completou o executivo.

Até então, o valor mais alto já visto no encerramento da segunda quinzena da safra havia sido em 2016/17, quando as usinas armazenavam 2,24 bilhões de litros. O valor atual é 32,6% superior.

Hidratado e anidro

Em 1º de maio, os estoques de etanol hidratado chegaram a 1,79 bilhão de litros – alta de 119,5% ante os 817 milhões de litros vistos no mesmo período do ano passado. A maior parte deste volume estava em São Paulo, maior estado produtor e consumidor de etanol do país, com 1 bilhão de litros.

A alta também ocorre nos estoques de anidro, que alcançaram 1,2 bilhão de litros no encerramento do primeiro mês da safra. O volume é 106% superior na comparação com os 558,1 milhões de litros estocados em 1º de maio de 2019. Em São Paulo, os estoques de anidro chegaram a 896 milhões de litros – uma elevação de 114,7% no comparativo anual.

etanol 01 total block

etanol 04 total estados block

etanol 02 hidratado block

etanol 05 hidratado estados block

etanol 03 anidro block

etanol 06 anidro estados block

novaCana DATA (exclusivo assinantes)

Renata Bossle – novaCana.com


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail