BASF
Cana: Safra / Moagem

Ranking traz as 100 cidades brasileiras que mais produziram cana-de-açúcar em 2018

Dados de produção, área e rendimento comparam municípios e estados que registraram as maiores moagens de cana-de-açúcar


novaCana.com - 26 nov 2019 - 10:41

Nos últimos anos, a quantidade de cana-de-açúcar produzida nacionalmente vem caindo – principalmente após o recorde de 768,56 milhões de toneladas registrado em 2016. Ainda assim, a pequena diferença entre os valores demonstra certa estabilidade na moagem, o que corrobora com a visão de especialistas do setor.

De 2016 para 2017, a queda na moagem foi de apenas 1,3%, correspondendo a 10 milhões de toneladas. Já entre 2017 e 2018, que terminou com 746,83 milhões de toneladas, a diferença foi de 11,72 milhões de toneladas, equivalentes a 1,55%.

Estes valores, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são diferentes dos apresentados pela União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) e pelo Ministério da Agricultura (Mapa), pois dizem respeito ao período de janeiro a dezembro e incluem a produção de cana para qualquer finalidade, não somente para as usinas de açúcar e etanol.

Além dos dados nacionais, o destaque fica com a produção individual das cidades, especialmente as paulistas. Morro Agudo produziu 8,1 milhões de toneladas em 2018 e foi a maior produtora do país. Municípios de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais vêm logo em seguida, com a produção de Rio Brilhante e Uberaba, respectivamente. No total, são mais de 3.300 cidades que possuem canaviais.

Junto a Goiás, estes estados são os que mais produzem cana-de-açúcar no Brasil desde 2016, mesmo que existam variações na quantidade, na área colhida e, consequentemente, nos rendimentos.

IBGE 2019 block ranking

Confira, na versão completa, dados de área e quantidade de cana moída no país e nos principais estados produtores, as 100 cidades que mais produziram em 2018 e a relevância dos canaviais nos municípios do país.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR