BASF
Açúcar: Mercado

Safra global de açúcar 2019/20: Déficit é certo, mas não garante recuperação dos preços

Na média, as empresas e consultorias estimam um déficit de 4,48 milhões de toneladas para a temporada que inicia em outubro


novaCana.com - 26 set 2019 - 11:02 - Última atualização em: 26 set 2019 - 14:18

Não há quem discorde de que a safra global de açúcar 2019/20 (outubro a setembro) será deficitária. Nenhum número positivo para o balanço da temporada foi apontado pelas 18 empresas e consultorias especializadas que fazem parte do mais recente levantamento do novaCana sobre o tema.

O ponto é: qual será o tamanho deste déficit? Mesmo com o Brasil mantendo o pé no freio na produção de açúcar – especialmente por conta da valorização do etanol – existem outros países que são peças importantes no jogo, como China, Índia e Tailândia. Assim, especificidades locais serão determinantes para a produção global da commodity e, consequentemente, para os preços.

Inclusive, mantendo a tendência de preços baixos, o mercado ainda não dá sinais claros de que haverá uma recuperação ao longo de 2019/20.

Na sondagem anterior feita pelo novaCana para a temporada, em maio, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) foi a única entidade a apontar uma perspectiva de superávit – com 6,8 milhões de toneladas –, enquanto as outras 12 trouxeram projeções de déficit, variando de 200 mil a 10,2 milhões de toneladas.

No mais recente levantamento, concluído ontem (25), 18 companhias cravaram que haverá déficit na relação entre a produção e a demanda. Ele varia de 1 milhão – visto pela Bunge e pela FG/A –, a 7,75 milhões de toneladas – conforme projetado pela Tropical Research Services (TRS).

Na média das análises, o déficit seria de 4,48 milhões de toneladas, acima das 3,06 milhões de toneladas da sondagem anterior.

Confira os detalhes na reportagem a seguir, com gráficos comparativos das projeções, a evolução das médias, perspectivas de preços e análises do mercado global de açúcar das seguintes empresas e consultorias:

- Agroconsult
- Biosev
- BTG Pactual
- Bunge
- Citigroup
- Czarnikow
- Datagro
- F.O. Licht
- FG/A
- Green Pool
- INTL FCStone
- ISO
- LMC
- Platts
- Rabobank
- Sopex
- Sucden
- TRS

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

ou