Etanol: Mercado

Etanol: Mercado

[Unica] Atualização da produção de etanol 2021/22 – 2ª quinzena de janeiro

Preços ao produtor refletem queda na demanda pelo biocombustível


NovaCana - Publicado: 15 Fev 2022 - 10:19

Com a moagem de cana-de-açúcar encerrada na região Centro-Sul, os dados divulgados pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) na manhã de hoje, 15, trazem a produção de etanol de milho e o reprocessamento de biocombustível pelas usinas de cana.

Na segunda metade de janeiro, as unidades que processam milho contabilizaram a produção de 39,46 milhões de litros de etanol anidro e 123,34 milhões de hidratado. Entretanto, o saldo da quinzena é de 32 milhões de litros de etanol anidro e 132 milhões de hidratado, indicando reprocessamento por parte das usinas de cana-de-açúcar.

No total, o volume de etanol adicionado na quinzena foi de 165 milhões de litros. Em comparação com o mesmo período de 2020/21, houve crescimento de 28,1%.

tabela unica 15.02.22

Considerando o acumulado da safra 2021/22, a produção de etanol anidro no Centro-Sul chegou a 10,88 bilhões de litros (+12,6%), enquanto a de hidratado foi de 16 bilhões (-19,5%). Somados, os volumes alcançam 26,88 bilhões de litros (-9%). Deste montante, 2,89 bilhões de litros foram fabricados a partir do milho.

tabela unica acumulada 15.02.22

quinzena 05 dados acumulados block 120521

Comercialização

De acordo com a Unica, no primeiro mês de 2022, as unidades produtoras do Centro-Sul comercializaram um total de 1,76 bilhão de litros de etanol, uma de 32,39% em relação ao mesmo período da safra 2020/21. Deste total, 52,26 milhões de litros foram destinados para o mercado externo e 1,71 bilhão de litros vendidos domesticamente.

“No mercado interno, as vendas de etanol hidratado intensificaram a retração observada nos últimos meses e alcançaram 918,85 milhões de litros, registrando queda de 44,5% sobre o montante apurado no mesmo período da última safra (1,65 bilhão de litros)”, detalha a entidade.

Por sua vez, a quantidade comercializada de etanol anidro em janeiro de 2022 saiu de uma trajetória ascendente e registrou queda de 2%, com 794,82 milhões de litros vendidos neste ano ante 811,21 milhões de litros em janeiro de 2021.

“O que tem sido observado nas vendas de biocombustível por parte dos produtores está em linha com a queda no consumo de combustíveis do ciclo Otto”, afirma o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

Ele complementa que, como resultado do atual balanço de oferta e demanda do etanol hidratado, os preços recebidos pelos produtores apresentaram recuo próximo de R$ 1,05 por litro desde novembro. “A expectativa é de que esse recuo seja integralmente repassado aos consumidores finais pelos demais elos da cadeia de comercialização”.

Mais informações

NovaCana


Exclusivo para Assinantes

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

O texto completo desta página estádisponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR