O Sistema Faep, com outras entidades do setor agropecuário do Paraná, encaminhou na sexta-feira, 7, ao governo federal, um ofício solicitando a ampliação do crédito para amortização de dívidas dos produtores rurais por eventos climáticos.
Em nota, informa ainda que pede a liberação dos valores de subvenção ao prêmio do seguro rural contratados e que precisam ser repassados às seguradoras, para que os valores não sejam cobrados do produtor rural.
“Nos últimos anos, o Paraná tem enfrentado quebras de safras e, somente em novembro deste ano, cinco regiões do estado tiveram danos em lavouras e estruturas devido a temporais”, disse do presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette, na nota.
Ele complementa: “Os custos de produção elevados, os preços de mercado acomodados e a produtividade reduzida têm colocado os produtores rurais em dificuldade para negociar com as instituições financeiras”.
Segundo a entidade, a Resolução 5.247, do Conselho Monetário Nacional (CMN), criou uma série de restrições para o acesso de crédito aos produtores rurais. No Paraná, apenas 129 municípios dos 399 (32%) se enquadram nas condições estabelecidas pela normativa. Eventos climáticos, como os temporais registrados em cinco regiões do Paraná, não estão inseridos nesta resolução.