O estado de São Paulo deve produzir, na safra 2022/23, 4,22 milhões de toneladas, queda de 5,9% ante as 4,48 milhões de toneladas colhidas em 2021/22. O valor considera tanto o de primeira safra quanto o de segunda safra.
Os números são do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e fazem parte do 3º levantamento de safra do instituto, realizado entre 1º de junho e 7 de julho.
No caso do milho verão, a safra deve atingir 2,02 milhões de toneladas, forte recuo de 11,6% em relação aos 2,29 milhões de toneladas produzidas na safra anterior.
Já em relação ao milho de inverno (segunda safra), a produção em São Paulo está prevista pelo IEA em 2,193 milhões de toneladas, praticamente estável em relação aos 2,190 milhões de toneladas produzidas em 2021/22.
O IEA informa que os resultados do milho mostram queda em área, produção e produtividade em 2022/23. “Provavelmente, os preços recebidos pelos produtores foram um fator importante para essa redução”, avalia. “Em junho de 2022, os produtores receberam em média R$ 84 por saca e, um ano depois, o valor recebido caiu para R$ 51,42, queda de 38,7%”.
Sobre o milho de segunda safra, o IEA diz que, “embora a produtividade deste levantamento seja superior à safra anterior, ela foi 18,6% inferior à observada no levantamento de abril de 2023”. Para o IEA, “as temperaturas acima da média para o período influenciam neste resultado”.
Tânia Rabello