Inpasa obteve autorização para atuar com capacidade ampliada em Sinop (MT), alcançando potencial de até 6 milhões de litros diários de hidratado ou anidro
Considerada a maior usina em capacidade de produção de etanol do país, a unidade da Inpasa localizada em Sinop (MT) concluiu uma nova expansão. Nesta segunda-feira, 2, a planta obteve autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para atingir até 6 milhões de litros diários de etanol anidro e o mesmo volume de hidratado.
A capacidade anterior era de 4,5 milhões de litros ao dia para cada tipo do combustível. Em 21 de março, um documento da empresa informou investimentos de R$ 864,23 milhões para a ampliação da planta.
A Inpasa não está sozinha nesta aposta. Na safra 2023/24, a produção de etanol de milho chegou a 6,26 bilhões de litros, representando um aumento de 41,4% no comparativo com a temporada anterior e uma parcela de quase 23% em relação ao total fabricado no Centro-Sul brasileiro. Considerando o fornecimento do produto para as distribuidoras, uma fatia semelhante, de quase 21%, veio do biocombustível feito com o grão.
Conteúdo exclusivo para assinantes
Assine o NovaCana para ter acesso completo a todas as notícias, análises e relatórios do setor.
Assine agoraJá é assinante? Entrar