Os futuros do açúcar bruto subiram nesta terça-feira, 23, mesmo depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que poderia se encontrar com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima semana, dando esperança aos participantes do mercado de que a tarifa americana de 50% sobre produtos brasileiros poderia ser revisada.
O contrato do açúcar bruto com vencimento em outubro subiu 0,41 centavo de dólar, ou 2,7%, para 15,66 centavos de dólar por libra-peso, recuperando-se de uma mínima de dois meses e meio, de 15,10 centavos de dólar por libra-peso.
Os comerciantes disseram que a forte preferência das usinas no Brasil por usar cana para produzir açúcar em vez de etanol parece ter continuado este mês, aumentando a oferta do adoçante.

A corretora StoneX projetou um excedente global de açúcar de 2,77 milhões de toneladas para 2025/26, devido às perspectivas favoráveis de safra para os produtores asiáticos, incluindo Índia e Tailândia.
Por sua vez, o contrato mais ativo do açúcar branco subiu 2,1%, para US$ 454 por tonelada.
Nigel Hunt e Marcelo Teixeira