Os contratos futuros do açúcar bruto na ICE fecharam estáveis nesta segunda-feira, em meio a conversas sobre o aumento de vendas da Índia, que ajudaram a segurar o mercado após uma recente máxima de quatro anos e meio.
O açúcar bruto para outubro fechou estável, a 19,58 centavos de dólar por libra-peso.
O primeiro contrato chegou a avançar para 20,37 centavos de dólar na semana passada, a uma máxima desde fevereiro de 2017.
Operadores disseram que usinas da Índia aproveitaram a recente alta nos preços para fazer vendas de exportação, principalmente após indicações do governo do país de que os subsídios às exportações deverão ser retirados a partir de outubro.
“O mercado bateu em uma muralha de vendas indianas”, disse a corretora Marex em uma atualização de mercado, acrescentando que novas vendas podem diminuir devido à falta de compradores.

A consultoria Archer disse que as usinas brasileiras reduziram a fixação de preços na ICE para a temporada 2022/23 em meio a preocupações com o tamanho da safra do ano que vem.
O açúcar branco para outubro fechou em queda de 4,40 dólares, ou 0,9%, a 479,10 dólares a tonelada.
Marcelo Teixeira e Nigel Hunt