Política

Política

“Petrobras será privatizada”, diz Doria ao criticar monopólio do petróleo

Pré-candidato à presidência pelo PSDB afirma que, se eleito, irá vender estatal


CNN Brasil - Publicado: 04 Fev 2022 - 09:29

Em entrevista à CNN na noite desta quinta-feira, 3, o pré-candidato à presidência pelo PSDB, João Doria, afirmou que irá privatizar a Petrobras caso seja eleito.

O governador de São Paulo disse ainda que pretende criar um fundo de compensação para diminuir a pressão internacional sobre o preço dos combustíveis no Brasil.

“A Petrobras será privatizada em uma modelagem bem-feita e bem construída. Isso não significa dizer que a Petrobras é incompetente ou é corrupta. Já foi, em um passado não muito distante, no governo Lula [PT]. Mas eu não faço essa observação neste momento”, declarou o tucano.

Para Doria, “não faz mais sentido o Brasil ter um monopólio do petróleo com uma estatal”. O tucano acrescentou que a ideia é “colocá-la no mercado não para termos um monopólio privado, mas uma empresa que, nessa modelagem, provavelmente, vai gerar três ou quatro empresas”.

O governador de São Paulo acrescentou que o programa de privatização da Petrobras “deve ser iniciado com a privatização das refinarias para que haja competição e a competição possa permitir preços mais adequados e não um monopólio, como acontece hoje”.

Sobre a política de preços da Petrobras, Doria afirmou que, se eleito, seguirá a proposta apresentada pelo economista Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda e atual secretário estadual da Fazenda e Planejamento de São Paulo.

“A tese proposta pelo Henrique Meirelles é compor um fundo de compensação de uma Petrobras privatizada para que esse fundo de compensação sirva de colchão para evitar os impactos que os preços do petróleo no plano internacional possam determinar aqui no Brasil e sejam imediatamente transferidos para o preço dos combustíveis, notadamente o diesel e o botijão de gás”, explicou o tucano.

O pré-candidato assegurou que a modelagem será feita de modo a “garantir que aqueles que forem os compradores da Petrobras todos os meses deverão suprir este fundo com recursos”.

Elis Franco e Fábio Munhoz