A Organização Internacional do Açúcar (OIA) elevou nesta quarta-feira, 25, sua estimativa de superávit do produto na temporada 2014/15, para 620 mil toneladas, ante 473 mil toneladas da última estimativa, de novembro. Já para 2015/16, a projeção ainda é de déficit.
A OIA espera que a produção na temporada 2014/15, iniciada em 1º de outubro, alcance o recorde de 172,1 milhões de toneladas, incremento de 0,6% na comparação com o ciclo anterior. "Projetamos uma produção recorde apesar da estimativa de queda em vários produtores importantes, como Brasil, China e Tailândia", afirmou a OIA em sua terceira avaliação de mercado divulgada na temporada 2014/15.
Por outro lado, a produção na Índia e na União Europeia deve ser maior do que era previsto anteriormente. Enquanto isso, o consumo mundial deve atingir 171,5 milhões de toneladas na temporada atual, volume 1,8% maior que o observado no ano-safra anterior.
A OIA confirmou sua projeção de que a próxima temporada será de déficit de açúcar no mercado global, após seis anos de excedentes. Em novembro, a estimativa era de que a demanda iria cair de 2 milhões a 2,5 milhões de toneladas. Essa projeção será revisada apenas no próximo relatório, que será divulgado em maio.
No entanto, a OIA apontou que o impacto do déficit não deve ser sentido no mercado até que os estoques do produto diminuam. Os estoques globais de açúcar devem alcançar 79,885 milhões de toneladas ao final da temporada 2014/15."Apesar de a OIA ainda esperar um déficit global em 2015/16, uma recuperação significativa nos preços não deve acontecer antes de uma redução substancial nos níveis dos estoques", diz a Organização.