Açúcar: Mercado

Açúcar: Mercado

[Cepea] Negócios de açúcar cristal voltam a ganhar ritmo, mas preços seguem em queda


Cepea/Esalq - Publicado: 13 Jan 2026 - 12:30

O mercado paulista de açúcar cristal branco iniciou o ano com uma recuperação no volume negociado, aponta levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP.

Segundo os pesquisadores do Cepea, isso se deve à retomada das atividades industriais após o recesso de fim de ano, o que tende a normalizar os fluxos de oferta e demanda.

Entre 5 e 9 de janeiro, o Indicador Cepea/Esalq para São Paulo teve média de R$ 107,49 por saca de 50 kg (cor Icumsa de 130 a 180), baixa de 2,28% em relação à da semana anterior.

Os pesquisadores explicam que os valores recuaram devido ao aumento na disponibilidade de açúcar com coloração até 180 Icumsa (de menor qualidade). Eles ressaltam, por outro lado, que o açúcar até 150 Icumsa (maior qualidade) tem sido comercializado a patamares de preços relativamente mais elevados.