Milho

Milho

Milho safrinha atinge 19,8% da área semeada no Brasil, relata Conab


Agência Estado - Publicado: 06 Fev 2024 - 09:05

O cultivo de milho verão do ciclo 2023/24 alcançava 95,3% da área estimada para o Brasil no último sábado, 3, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em levantamento semanal de progresso de safra.

Os trabalhos avançaram 2,9 pontos porcentuais ante a última semana, mas o valor está 3,2 pontos porcentuais atrás do reportado no período equivalente da temporada anterior. Nos estados ainda em fase de plantio, a semeadura está mais avançada no Rio Grande do Sul (99%).

Por sua vez, a colheita da primeira safra de milho alcançou 13,84% da área plantada no país, avanço de 3,4 pontos porcentuais na semana e de 4,7 pontos porcentuais entre as temporadas. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo começaram a retirada do cereal do campo, com, respectivamente, 40%, 20%, 19% e 10% da área colhida.

A Conab informou ainda que o plantio da segunda safra 2023/24 de milho atingia 19,8% da área prevista no sábado, avanço de 9,5 pontos porcentuais na semana e 9,1 pontos porcentuais à frente de igual período da temporada anterior. Mato Grosso (30,2%) e Paraná (22%) lideram o plantio das lavouras de inverno do cereal.

Isadora Duarte