As exportações de grãos da Ucrânia alcançaram 4 milhões de toneladas na temporada 2023/24 até 25 de agosto, mostraram dados do Ministério da Agricultura ucraniano nesta sexta-feira. A Ucrânia havia exportado 3,3 milhões de toneladas de grãos na mesma data de 2022.
Os embarques foram afetados desde que um acordo negociado no ano passado pelas Nações Unidas e pela Turquia, que permitia exportações seguras de cereais ucranianos através do Mar Negro, expirou em 17 de julho.
O ministério disse que a Ucrânia exportou 1,76 milhão de toneladas de grãos em agosto.
O volume total das exportações de grãos nesta temporada, que vai de julho a junho, incluiu 1,9 milhão de toneladas de milho, 1,7 milhão de toneladas de trigo e 0,46 milhão de toneladas de cevada.
As exportações de toda a temporada 2022/23 foram de quase 49 milhões de toneladas, superando os 48,4 milhões da temporada anterior.
Polônia, Bulgária, Hungria, Romênia e Eslováquia apoiam a extensão do embargo da União Europeia à importação de cereais ucranianos para esses países até ao final do ano, disse o ministro da Agricultura polonês, Robert Telus, na sexta-feira, 25.
A União Europeia permitiu em maio que os cinco vizinhos da Ucrânia proibissem as vendas internas de trigo, milho, colza e sementes de girassol ucranianos, ao mesmo tempo que permitia o trânsito de tais cargas para exportação para outros locais. Essa proibição está prevista para terminar em 15 de setembro.
“Apoiamos a proibição das importações para os nossos países até ao final do ano”, disse Telus em conferência de imprensa. “Quero dizer que mesmo que falhe, alguns países introduzirão as suas próprias restrições. A nossa declaração é clara”.
Os ministros da Agricultura dos cinco países também concordam que apoiam os subsídios ao trânsito de cereais e querem que outros produtos sejam adicionados à lista de proibições de importação, como as framboesas, no caso da Polônia, disse Telus.
Pavel Polityuk, Pawel Florkiewicz e Anna Włodarczak-Semczuk