Etanol: Preços

Etanol: Preços

Evolução dos preços: Etanol cai e agora é o mais vantajoso em cinco estados


NovaCana - Publicado: 18 Jul 2016 - 14:30 | Atualizado: 25 Jul 2016 - 11:26

Os destaques sobre o preço do etanol na semana de 10 a 16 de julho:

    1. O valor do renovável de cana nos postos caiu em 16 estados e subiu em nove e no DF
    2. Preço do etanol hidratado nacional correspondeu a 66,9% do valor da gasolina
    3. Aumentou o número de estados onde o etanol apresenta relação mais vantajosa de consumo
    4. Preço nas usinas: após quedas acumuladas, unidades paulistas e goianas registram alta na cotação do etanol

2016 27 img2

Os preços do etanol hidratado, utilizado diretamente no tanque dos veículos, voltaram a recuar na maior parte do país na última semana. Segundo o balanço divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os valores do biocombustível caíram em 16 estados na semana de 10 a 16 de julho. Além disso, os preços marcados nas bombas registraram alta em outros nove estados e no Distrito Federal. A referência para o Amapá segue não sendo divulgada.

Com uma diminuição nos valores registrados na maioria dos postos brasileiros, os preços do etanol hidratado elevaram mais sua competitividade. Essa é a 11ª semana consecutiva em que a média nacional do preço do biocombustível apresentou uma relação vantajosa de consumo em comparação com a gasolina.

A relação também foi favorecida por um aumento significativo nos preços do combustível fóssil, que chegou a uma variação de 12% no Amazonas e 5% na Bahia no período. Na última semana, os preços da gasolina caíram em 14 unidades da federação e subiram no Distrito Federal e em outros onze estados. No Mato Grosso do Sul, os preços ficaram estáveis para o combustível fóssil.

O resultado do sobe e desce nas cotações ao consumidor foi o preço do etanol correspondendo a 66,9% do valor de comercialização da gasolina nas médias nacionais, frente a uma relação de 67,4% na semana passada.

Em detalhe

Gráficos avançados e filtros interativos sobre o comportamento dos preços estão disponíveis aqui (exclusivo assinantes).

O evolutivo dos preços de todos os estados desde 2001 pode ser acessado aqui.

2016 27 img3

Estados

Na última semana, o Paraná se juntou ao time dos estados onde é mais vantajoso consumir etanol. A relação entre os preços do renovável de cana e da gasolina passou de 70,41% para 69,9%. No período, os preços do etanol no estado registram queda de 0,83% sendo comercializado a R$ 2,498.

São Paulo e Goiás, que há semanas apresentam relação de preços mais competitiva para o etanol hidratado, experimentaram na última semana uma nova queda nos preços e avanço na competitividade do biocombustível.

Minas Gerais, apesar de apresentar queda nos valores cobrados pelo renovável de cana nos postos (-0,67%), registrou queda de mais de 1% no preço da gasolina. Com a variação, a relação de preços entre os combustíveis passou de 68,7% para 68,9%, um leve recuo na competitividade do etanol.

Ainda entre os seis estados onde o etanol hidratado costuma ser mais vantajoso para o consumo, o Mato Grosso apresentou leve alta (0,20%) nos valores marcados nas bombas. Com isso a relação entre o etanol e a gasolina foi de 66,9% para 67% no último período avaliado.

O estado que apresenta a melhor relação de consumo para o renovável de cana continua a ser o maior produtor e consumidor de etanol hidratado do país, São Paulo, com um índice de 64,60%.

2016 27 img4

Os preços do etanol e da gasolina por região, estado ou cidade desde 2001 estão disponíveis na planilha interativa (exclusivo para assinantes).

Usinas

Após semanas de queda, a cotação do etanol hidratado voltou a subir. O preço nas usinas paulistas subiu 1,64% na última semana. Em Goiás, a cotação para o renovável de cana registrou aumento 2,69%.

Já no Mato Grosso houve recuo de 0,20% no preço de saída etanol hidratado das usinas.

Marina Gallucci - novaCana.com