Pesquisas

Pesquisas

Estudantes da USP apresentam soluções para desafios do setor de gás na Cosan


Cosan - Publicado: 10 Out 2025 - 08:55
Estudantes da USP apresentam soluções para desafios do setor de gás na Cosan

Com 136 inscritos e 96 convocados, a iniciativa do Etic conecta estudantes a desafios reais da transição energética

A Cosan recebeu a apresentação dos finalistas do HackaEnergy 2025, iniciativa que reuniu 15 estudantes de diferentes áreas da USP para apresentarem soluções inovadoras voltadas aos desafios do setor de gás natural e biometano.

Promovido pelo Energy Transition Innovation Center (Etic), o HackaEnergy integra a jornada acadêmica iniciada no primeiro semestre deste ano, que incluiu a criação da primeira disciplina de graduação em transição energética na Poli USP e o envolvimento de dez bolsistas em diferentes níveis de pesquisa, do científico ao pós-doutorado.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Cosan, o departamento de engenharia de produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP) e a Fundação Vanzolini, instituição ligada à USP que oferece certificações e integração entre o meio acadêmico e o mercado.

Ao longo da competição, 136 candidatos se inscreveram e 96 foram convocados. No final, dois grupos finalistas apresentaram suas propostas na sede da Cosan, com direito a debate interativo com executivos e especialistas do setor. Os projetos finalistas abordaram temas como conta unificada e eficiência e personalização para o mercado livre de gás natural.

“O setor de gás natural é dinâmico e está em constante evolução, e a contribuição dos estudantes é essencial para fomentar a inovação”, destaca o CEO da Compass, Antonio Simões. “Nós, que reunimos em nosso portfólio empresas com atuação relevante no setor de gás natural e biometano, reconhecemos a importância de iniciativas como o HackaEnergy e queremos cada vez mais incentivar soluções que reforcem o papel estratégico deste energético para o Brasil”, completa.

A apresentação contou a presença do presidente do conselho de administração da Cosan, Rubens Ometto Silveira Mello; do CEO da Compass, Antonio Simões; do CEO da Comgás, Felipe Figueiredo; e do CEO da Edge, Demétrio Magalhães; além de outros executivos e colaboradores das áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação do grupo.

“Sempre acreditei que a educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade. A atuação e os resultados do Etic trazem soluções inovadoras para os desafios estratégicos da Cosan e do país, promovendo iniciativas que geram valor para setores essenciais da nossa economia”, comenta Rubens Ometto.

Para além da parceria na criação do Etic, o presidente do conselho de administração da Cosan possui um longo histórico com a Poli USP, fundamental para sua formação.

Recentemente, como parte desse compromisso com a educação, a Cosan e a Comgás realizaram a doação da obra de revitalização do departamento de engenharia de produção, um investimento estimado em R$ 19 milhões.