Etanol: Abastecimento

Etanol: Abastecimento

Estoques de etanol chegam a 9,49 bilhões de litros em meados de setembro [21 gráficos]

Volume armazenado pelas usinas do Centro-Sul teve alta anual de 5,3%


NovaCana - Publicado: 04 Out 2023 - 11:58

Com a evolução da safra de cana-de-açúcar, as produtoras de etanol da região Centro-Sul continuam aumentando o volume de biocombustível em seus estoques. Em 16 de setembro, 9,49 bilhões de litros do biocombustível estavam armazenados, alta de 9,3% ante o começo do mês. Na comparação anual, o acréscimo foi de 5,3%.

Os números foram divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última sexta-feira, 29. Considerando o total estocado, 61,5% é de hidratado e 38,5% é de anidro.

O volume do biocombustível utilizado para abastecer diretamente os veículos saiu de 5,43 bilhões de litros no final de agosto para 5,84 bilhões ao final da primeira quinzena de setembro, aumento de 7,5%. Em relação com o mesmo período de 2022, a alta foi de 4,6%.

De acordo com a União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica), a produção quinzenal do etanol hidratado foi de 1,25 bilhão de litros, acréscimo anual de 2,1%. Assim, o equivalente a 32,7% do total fabricado, ou 408,62 milhões de litros, foi direcionado aos tanques das usinas.

A estocagem do biocombustível a ser misturado à gasolina, por sua vez, era de 3,65 bilhões em 16 de setembro, alta de 12,3% ante a posição ao final da quinzena anterior. Na comparação anual, a elevação foi de 6,5%.

Ainda segundo a Unica, a fabricação de etanol anidro foi de 867 milhões de litros no período, queda de 3,9% em relação à safra anterior. Assim, o aumento de 400,85 milhões de litros no volume dos tanques equivale a 46,5% da produção quinzenal.

São Paulo

Em São Paulo, maior estado produtor e consumidor do biocombustível, as usinas armazenavam 4,71 bilhões de litros ao final da primeira quinzena de setembro. O volume representa um aumento de 2,7% em relação aos 4,59 bilhões de litros vistos no mesmo período do ano passado.

Do total, 2,71 bilhões de litros eram de hidratado (+4,9%) e 2 bilhões de litros de anidro (-0,04%).

etanol 01 total block 300623

etanol 04 total estados block 300623

etanol 02 hidratado block 300623

etanol 04 hidratado estados block 300623

etanol 02 anidro block 300623

etanol 04 anidro estados block 300623

NovaCana DATA (exclusivo assinantes)

Giully Regina – NovaCana


Exclusivo para Assinantes

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

O texto completo desta página estádisponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR