Enquanto a nova safra de cana-de-açúcar não tem início, as usinas do Centro-Sul vão diminuindo seus estoques de etanol. Ao final da segunda quinzena de janeiro, os tanques da região armazenavam 7,42 bilhões de litros, queda de 14,7% em relação ao volume visto no dia 16, de 8,69 bilhões de litros.
Por outro lado, na comparação anual, houve um aumento de 32,2%. No mesmo período de 2023, os estoques registravam 5,61 bilhões de litros do renovável. Este aumento reflete uma maior aposta das usinas no consumo de etanol, assim como a continuidade da moagem na região.
Os números foram divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última quinta-feira, 15. Considerando o total estocado, 59,1% era de hidratado e 40,9%, de anidro.
Ao final do primeiro mês do ano, o volume armazenado do biocombustível utilizado para abastecer diretamente os veículos era de 4,38 bilhões de litros, queda quinzenal de 15,2%. Em relação ao ano passado, por sua vez, houve uma alta de 33,9%.
Segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica), a produção de etanol hidratado foi de 219 milhões de litros na quinzena, acréscimo anual de 113,3%.
Da mesma forma, o renovável a ser misturado à gasolina contabilizou uma retração quinzenal de 13,8%, contabilizando 3,04 bilhões de litros estocados. Na comparação com a mesma data de 2023, em contrapartida, foi registrado um aumento de 30%.
Ainda conforme os dados da Unica, a fabricação quinzenal de etanol anidro foi de 94 milhões de litros, retração de 14,7% ante a safra passada.
No maior estado produtor e consumidor de etanol, as usinas mantinham 4,04 bilhões de litros em seus estoques no dia 1º de fevereiro. O volume representa uma queda semanal de 13,1%, mas um aumento anual de 44,7%.
Do total, 2,29 bilhões de litros eram de hidratado (+44,7%) e 1,75 bilhões de litros de anidro (+31,9%).






Giully Regina – NovaCana
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR