Etanol: Mercado

Etanol: Mercado

Consumo de etanol chegou a 1,89 bilhão de litros em março, alta anual de 49,1%

Apesar do maior volume, participação de mercado do renovável teve uma leve queda ante fevereiro, para 27%


NovaCana - Publicado: 30 Abr 2024 - 15:31

Depois de uma leve retração sazonal em fevereiro, o consumo de etanol hidratado subiu 9,2% em março na comparação com o mês anterior. No período, os motoristas demandaram 1,89 bilhão de litros do biocombustível, um acréscimo de 49,1% em relação ao mesmo mês de 2023.

Já no acumulado do primeiro trimestre de 2024, os motoristas adquiriram 5,4 bilhões de litros do biocombustível, alta anual de 57,5% e o maior valor da série histórica para o período. Entre janeiro e março de 2023, o consumo foi de 3,43 bilhões de litros.

As informações sobre o andamento do mercado de combustíveis foram divulgadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta terça-feira, 30.

Um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sobre o mercado brasileiro afirma que, neste ano, haverá uma alta no consumo de combustíveis, com elevação de 1,5% para gasolina e de 2,2% para o etanol. Então, nos próximos meses, a tendência é que a taxa de crescimento desacelere.

Participação de mercado

Em março, depois de duas retrações seguidas, o consumo de gasolina voltou a subir, contabilizando 3,62 bilhões de litros. A alta é de 9,1% em relação a fevereiro, mas representa uma baixa de 7,7% na comparação anual.

Nos três primeiros meses do ano, por outro lado, o combustível fóssil somou uma demanda de 10,6 bilhões de litros, o que representa uma queda de 7,3%.

Desta forma, depois de nove aumentos mensais seguidos, o etanol viu sua participação cair no mercado, para 27%. Ainda assim, o valor representa uma elevação significativa na base anual: em março de 2023, este percentual estava em 18,7%; e, no ano anterior, em 19,9%.

Ao todo, a demanda por combustíveis do ciclo Otto chegou a 4,96 bilhões de litros em março, alta de 10,6% em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o acréscimo foi de 3,6%.

Já no acumulado do ano, o volume subiu para 14,42 bilhões de litros – alta anual de 4%.

Consumo em São Paulo

Em São Paulo, maior estado produtor e consumidor do biocombustível, a demanda por etanol hidratado foi de 894 milhões de litros, acréscimo de 8,9% no mês e de 30,3% no ano. Em março de 2023, os motoristas demandara 686 milhões de litros.

Apesar disto, a participação de mercado do etanol no estado também viu uma queda ante fevereiro, para 44,9%.

Já a demanda total por combustíveis do ciclo Otto no estado foi de 1,41 bilhão de litros, alta anual de 1,4%.

Considerando o primeiro trimestre do ano, o consumo paulista de etanol hidratado teve uma alta anual de 37,9%, chegando a 2,55 bilhões de litros. No mesmo intervalo de 2023, o volume foi de 1,85 bilhão de litros.

consumo 01 otto acumulado block 020321

consumo 02 otto mensalblock 020323

consumo 03 combustiveis evolucaoblock 020323

consumo 04 hidratado anual block 020321

consumo 05 hidratado mensalblock 020323

consumo 06 preferencia consumidor block 020321

NovaCana DATA (exclusivo assinantes)

Giully Regina – NovaCana


Exclusivo para Assinantes

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

O texto completo desta página estádisponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR