Em setembro, os motoristas brasileiros demandaram 1,74 bilhão de litros de etanol – uma queda de 2,1% ante agosto, mas um acréscimo de 14,7% na comparação anual. No mesmo mês em 2023, foram adquiridos 1,52 bilhão de litros.
As informações sobre o andamento do mercado de combustíveis foram divulgadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na última segunda-feira, 4.
No acumulado do ano, o consumo de etanol totalizou 16,02 bilhões de litros, alta de 44,4% em relação ao ano anterior. Apesar disso, o volume ficou novamente abaixo do recorde registrado em 2019, de 16,37 bilhões de litros.
O montante deve continuar subindo até o final do ano. A StoneX prevê que em 2024 haverá um aumento de 31,7% nas vendas do biocombustível, para 21,1 bilhões de litros. Esse crescimento acompanha a alta no consumo de combustíveis do ciclo Otto, de acordo com a consultoria.
As aquisições de gasolina, por sua vez, novamente mostram uma tendência de queda. Os 3,62 bilhões de litros registrados em setembro representam uma diminuição mensal de 4,9% e uma retração anual de 2%.
Entre janeiro e setembro, as vendas do combustível fóssil somaram 32,61 bilhões de litros, uma baixa de 5,5% ante os 34,51 bilhões de litros vistos no mesmo período de 2023.
Assim, a participação de mercado do etanol subiu entre agosto e setembro, para 25,4%. Além do aumento mensal, a porcentagem atual também representa um acréscimo relevante em comparação com anos anteriores. Em setembro de 2023, a fatia era 22,5%; e no ano anterior, 19,9%.
Desta forma, a demanda por combustíveis do ciclo Otto chegou a 4,85 bilhões de litros em setembro, queda de 4,2% em relação a agosto, mas alta de 1,7% na comparação com 2023. No acumulado do ano, o volume total subiu 3,7%, para 43,94 bilhões de litros.
Em São Paulo, maior estado produtor e consumidor de etanol, a demanda pelo biocombustível em setembro foi de 860 milhões de litros, retração de 1,5% ante agosto, mas alta de 14,5% no ano. No mesmo mês de 2023, os motoristas demandaram 751 milhões de litros.
A demanda total do ciclo Otto, por sua vez, teve uma queda mensal de 7,2%, para 1,33 bilhão de litros. Em relação ao ano anterior, a baixa foi de 2,6%. Ainda assim, a participação de mercado do etanol subiu para 45,7%.
No acumulado do ano, o consumo paulista de etanol hidratado chegou a 7,65 bilhões de litros, alta de 31,7% ante o mesmo período de 2023, quando foram demandados 5,81 bilhões de litros.






Giully Regina – NovaCana
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR