Os compradores chineses fizeram grandes compras de milho da Ucrânia, na última semana, disseram fontes do mercado, aproveitando uma pausa na alta dos preços para cobrir algumas de suas necessidades. Também houve compras de trigo e cevada.
Embora os volumes totais comprados ainda não estejam claros, as fontes disseram que os importadores conseguiram fechar negócios para várias centenas de milhares de toneladas de grãos da França e da Ucrânia.
Os negócios apontam para a continuidade da grande importação de grãos pela China, apesar da chegada de sua safra nacional de milho e das dificuldades em sua indústria de suínos. As transações mostram ainda a disposição dos compradores em aproveitar as quedas nos preços internacionais.
No milho, compradores chineses encomendaram várias cargas da Ucrânia para janeiro a abril, disseram quatro fontes. Uma das fontes afirmou que o volume pode ter atingido até 1 milhão de toneladas.
Os comerciantes estimaram os preços do milho ucraniano para janeiro a fevereiro a cerca de 270 e 273 dólares a tonelada (FOB).
A China é tradicionalmente um grande importador de milho e cevada da Ucrânia. Traders estimam que a Ucrânia poderá embarcar 5 milhões de toneladas de milho para a China.
Gus Trompiz e Michael Hogan