O preço do milho fechou março em baixa, aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP.
De acordo com informações do Cepea, enquanto produtores têm necessidade de escoar a produção da safra de verão, compradores nacionais e externos limitam as aquisições. “Vendedores estão mais flexíveis nos valores e dispostos a realizar entregas imediatas”, relatam os pesquisadores, em nota.
Do lado da demanda, agentes consultados pelo Cepea sinalizam ter estoques para o curto prazo, enquanto outros aproveitam as oportunidades atuais de maior oferta para adquirir o cereal a valores mais baixos.
Em 31 de março, o Indicador Esalq/BM&FBovespa fechou a R$ 82,60 por saca de 60 quilos, queda de 1,9% ante o encerramento da semana anterior (R$ 84,18 por saca).
As compras no mercado à vista estão em ritmo muito lento, mas os embarques seguem intensos. Até a terceira semana de março (18 dias úteis), o Brasil exportou 1,13 milhão de toneladas de milho.
O volume é 99% maior que o visto no mesmo período do ano passado, segundo a Secex, além de superar as 900 mil toneladas estimadas pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) para este mês.
Com informações adicionais NovaCana