Açúcar: Mercado

Açúcar: Mercado

[Cepea] Menor produção limita oferta de açúcar e preço renova máxima nominal


Cepea/Esalq - Publicado: 17 Ago 2021 - 10:18

As cotações do açúcar cristal seguem em alta no estado de São Paulo, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP.

Na última semana (com exceção da segunda-feira, 9), os preços médios do adoçante registraram aumentos consecutivos, encerrando a sexta-feira, 13, na casa dos R$ 125 por saca de 50 kg, recorde nominal da série histórica do Indicador Cepea/Esalq.

De 9 a 13 de agosto, a média do Indicador foi de R$ 122,99 por saca, avanço de 2,41% sobre a do período anterior.

Segundo pesquisadores do Cepea, a menor produção na temporada 2021/22 tem restringido a oferta do cristal para as negociações domésticas no mercado à vista, sendo essa a razão principal para as valorizações.

Conforme levantamento do Cepea, o volume total de açúcar (spot e contrato) vendido por usinas de São Paulo no acumulado desta safra (de abril a julho de 2021) já mostra redução de aproximadamente 6% em relação ao total vendido no mesmo período do ano passado.

De acordo com os pesquisadores, esse contexto mantém vantajosa a venda do produto no mercado spot paulista em detrimento das exportações, cenário que tem sido observado desde maio.