Impostos

Impostos

Agrovale recebe incentivo fiscal do governo da Bahia para produção de etanol

De acordo com secretaria estadual, a usina é a maior geradora de postos de trabalho no setor privado da região


Governo da Bahia - Publicado: 21 Mai 2025 - 08:12

Uma comitiva da secretaria de desenvolvimento econômico (SDE), do governo da Bahia, cumpre uma série de agendas na região Norte do estado, com objetivo de acompanhar e monitorar empreendimentos implantados e incentivados pelo governo estadual.

Na segunda-feira, 19, o grupo visitou o parque fabril da Agroindústria do Vale do São Francisco (Agrovale). Na ocasião, foi celebrada a aprovação da empresa em um novo programa de incentivo fiscal, que visa impulsionar a produção de etanol a base de cana-de-açúcar, já é realizada pelo grupo.

Os incentivos fiscais, concedidos pelo estado desde setembro do ano passado, consistem em crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apurado nas operações com etanol anidro (puro, que é misturado à gasolina) e hidratado (comercializado nos postos de combustíveis).

“O governador Jerônimo Rodrigues foi assertivo com este incentivo e segue firme no compromisso de tornar a Bahia autossuficiente em etanol, fortalecendo sua matriz energética limpa e sustentável, e construindo uma economia cada vez mais verde”, disse o secretário da pasta, Angelo Almeida.

Operando com funcionamento ininterrupto, a Agrovale produz, em plena safra, cerca de mil toneladas de açúcar ao dia, alternando entre cristal e demerara. A empresa ainda realiza a cogeração de energia a partir do bagaço.

Neste ano, o parque industrial pretende moer 2,5 milhões de toneladas de cana. “O nosso diferencial é a busca pela produção eficiente e a parceria com o governo baiano é essencial”, afirma o sócio proprietário da Agrovale, Guilherme Colaço.

Ele ainda destaca: “Para manter uma empresa desse porte, com tantos funcionários, investimentos recorrentes e um mercado tão competitivo, precisamos estar alinhados, produzindo com qualidade e seguindo com melhorias contínuas”.

Nos últimos três anos, a Agrovale investiu cerca de R$ 367 milhões e projeta aportar mais de R$ 146 milhões em 2025. Priorizando a mão de obra local, o parque industrial envolve quase 3 mil empregos diretos nas áreas administrativas, industriais e agrícolas, colocando a empresa como a maior geradora de postos de trabalho no setor privado da região.

O superintendente de desenvolvimento e monitoramento de empreendimentos da SDE, Alisson Gonçalves, liderou a comitiva e destacou a importância da visita. “O estado cumpre o seu papel em ser indutor do desenvolvimento econômico e assume a responsabilidade de estreitar a relação entre o setor público e privado. Seguimos com o trabalho de monitorar, fomentar e ajudar a desenvolver a economia baiana”, afirmou.