Os contratos futuros de açúcar bruto negociados na bolsa ICE subiram 4% nesta segunda-feira, 5, ultrapassando os 20 centavos de dólar por libra-peso e atingindo a maior cotação em 19 meses, à medida que aumentavam as preocupações com novas chuvas excessivas relacionadas ao El Niño no Brasil, principal produtor global.
O primeiro contrato – com entrega para março – fechou com alta de 0,8 centavo de dólar, ou 4%, a 20,73 centavos de dólar por libra-peso, após atingir a máxima de 20,81 centavos de dólar por libra-peso. O contrato registrou alta de 7,7% na semana passada.

“Dadas as chuvas recordes em setembro e a perspectiva de mais chuvas ao longo de outubro, parece que o mercado está convencido de que a produção de açúcar ficará bem abaixo das estimativas”, afirmaram analistas da Green Pool.
A produção brasileira caiu 41,6% na primeira quinzena de setembro devido ao excesso de chuvas. Também há alguns atrasos no carregamento de açúcar nos portos brasileiros devido às condições climáticas, segundo corretores.
Espera-se que o El Niño afete negativamente as safras nos três principais produtores de açúcar – Brasil, Índia e Tailândia. A próxima safra da União Europeia também deve cair drasticamente devido à seca deste verão.
O contrato de açúcar branco subiu 3%, para US$ 547,60 por tonelada, após atingir a maior cotação desde o final de agosto, em US$ 552,50 por tonelada.
May Angel e Marcelo Teixeira