Os contratos futuros do açúcar bruto na ICE atingiram sua mínima em um mês nesta quinta-feira, sob sinais de enfraquecimento da demanda e em meio a uma venda generalizada nos mercados financeiros, causada por temores de bancos centrais tentando reduzir a liquidez.
O açúcar bruto para outubro fechou em queda de 0,25 centavo de dólar, ou 1,3%, em 19,24 centavos de dólar por libra-peso, tendo atingido sua mínima desde o início de agosto, de 19,10 centavos de dólar.
Os operadores disseram que, apesar das preocupações de que a produção do Brasil, maior produtor, possa despencar em mais de 6 milhões de toneladas em relação à temporada passada, a demanda está caindo drasticamente, já que as altas taxas de frete levam os compradores a consumir seus estoques.

O line-up de embarques de açúcar do Brasil nesta semana foi 52% menor do que há um ano, de acordo com a agência marítima Williams, em apenas 1,02 milhão de toneladas.
A Índia deve exportar 6 milhões de toneladas de açúcar no novo ano-comercial que começa em 1º de outubro, já que uma alta nos preços globais tornou as exportações viáveis para as usinas indianas, disse um importante órgão comercial.
O açúcar branco para outubro recuou 6,40 dólares, ou 1,3%, para 475,10 dólares a tonelada.
Marcelo Teixeira e Maytaal Angel