NovaCana

As 50 empresas que mais exportaram açúcar em 2015

acucar macro close 100316Confira a lista com o nome e o volume exportado por cada grupo no ano passado, além dos embarques mês a mês de cada uma das principais empresas

NovaCana 3 min de leitura

Foi com um volume de 22,6 milhões de toneladas embarcadas nos porões dos navios — um crescimento de 1,66% em comparação com o ano anterior — que o mercado de exportação de açúcar brasileiro encerrou 2015.

Das 50 maiores empresas envolvidas com a venda de açúcar, quatro conseguiram se destacar e responderam por 35% de todo o açúcar embarcado nos porões dos navios no ano passado.

A seguir, conheça a lista com os 50 grupos que mais exportaram açúcar, além de detalhes mês a mês do montante embarcado pelas principais companhias desse ranking. Além dos grupos produtores, o ranking engloba as tradings de açúcar.

Observação: os volumes apresentados consideram apenas os embarques nos porões, o volume enviado por contêiner não foi considerado na listagem. Enquanto as exportações nos porões alcançaram 22,6 milhões de toneladas em 2015, os embarques por contêiners foram de 2,17 milhões de toneladas.

Foi com um volume de 22,6 milhões de toneladas embarcadas nos porões dos navios — um crescimento de 1,66% em comparação com o ano anterior — que o mercado de exportação de açúcar brasileiro encerrou 2015.

O valor, um pouco abaixo do volume de exportações de açúcar divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), exclui as 2,17 milhões de toneladas que saíram dos portos brasileiros via contêineres.

Os números fazem parte do levantamento da agência marítima Williams Brazil, que, diariamente, monitora as atividades dos portos brasileiros com o objetivo de fornecer ferramentas para as tradings de açúcar decidirem estrategicamente sobre o comportamento de preços, eficiências nos portos e gargalos de escoamento.

A maior parte dos volumes, mais de 16 milhões de toneladas de açúcar seguiu para o exterior a partir do porto de Santos. Seguido pelos portos de Paranaguá, com 4,42 milhões de toneladas e Maceió com 1,34 milhões.

Além disso, do montante total exportado, cerca de 21 milhões de toneladas representam os volumes de açúcar VHP. O açúcar refinado e cristal, correspondem, respectivamente, a um total de 498,2 mil toneladas e 356,7 mil toneladas exportadas no ano passado.

Maiores exportadoras

Entre as informações, está o levantamento das quantidades que cada empresa exportadora brasileira mandou de açúcar para o exterior via portos.

Em 2015, quatro empresas conseguiram superar a casa dos milhões de toneladas em exportações e foram responsáveis por 35% de todo o açúcar embarcado nos porões dos navios no ano passado. São elas: Raízen, Coopersucar, Santa Terezinha e Biosev, que movimentaram sozinhas mais de 7,9 milhões de toneladas em 2015.

Logo atrás nesse ranking, estão a São Martinho com 958,6 mil toneladas exportadas e, a Coruripe, que embarcou para o exterior um pouco mais de 844 mil toneladas de açúcar.

Infografico exportacao 50 empresas acucar 100316

Marina Gallucci – NovaCana

Compartilhar: