Milho

Milho

Exportação de milho do Brasil bate recorde para meses de janeiro


Reuters - Publicado: 02 Fev 2023 - 07:36

As exportações brasileiras de milho somaram 6,35 milhões de toneladas em janeiro, mais que o dobro do volume de 2,73 milhões embarcado um ano antes e um novo recorde para o mês, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta quarta-feira.

A máxima histórica anterior em um janeiro foi registrada em 2016, quando o país enviou 4,4 milhões de toneladas de milho ao mercado internacional.

Reportagem da Reuters antecipou ainda na primeira quinzena de janeiro que o Brasil poderia atingir um novo recorde nos embarques do primeiro mês do ano, com base em informações da associação de exportadores de cereais Anec, embora a base de dados da entidade tenha diferenças em relação à do governo federal.

Na ocasião, a Anec destacou uma firme demanda vinda de importadores da China, que abriu seu mercado para o cereal do Brasil no fim de 2022.

A China chegou a ser destino de 1,165 milhão de toneladas de milho do Brasil em 2022, com quase a totalidade embarcada em dezembro, o que representou 18% do total exportado pelo país no último mês do ano passado, conforme dados do governo.

Além disso, para o recorde mensal, o Brasil contou com ampla disponibilidade do cereal para embarque devido a uma safra cheia no inverno de 2021/22, mas a expectativa é de mudança no cenário de exportação.

“Já não temos tanto milho assim para exportar e os EUA têm preço mais competitivo no primeiro semestre”, disse à Reuters a analista Daniele Siqueira, da consultoria AgRural.

Nayara Figueiredo
Com reportagem de Ana Mano