PUBLICIDADE
ARMAC
Usinas

S&P acredita que perfil de crédito da Raízen é adequado para compra da Biosev

Apesar da aquisição envolver riscos, análise aponta que a liquidez da companhia e as sinergias entre os negócios tornariam a operação viável


NovaCana - 01 fev 2021 - 15:13

As negociações entre Raízen Energia e Biosev estão avançando. Na última sexta-feira, 29, documentos sobre a possível aquisição da sucroenergética do grupo Louis Dreyfus foram enviados para análise do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade).

No mesmo dia, a agência de classificação de risco S&P Global Ratings divulgou um boletim em que afirma que a Raízen “deve ter colchão” para absorver uma potencial aquisição da Biosev. A joint venture entre Cosan e Shell possui a classificação BBB- na escala global e AAA na nacional, com perspectiva estável; a Biosev, por sua vez, não é avaliada pela agência.

O documento complementa que foi considerado o perfil de crédito individual da Raízen, mais alto do que sua classificação global, que é afetada pelo rating soberano do Brasil.

“A transação parece estar em estágio avançado, uma vez que Raízen anunciou que já submeteu a potencial transação para avaliação do Cade”, aponta a S&P em relatório.

Por outro lado, a agência reforça que os detalhes da negociação ainda não são públicos. “Se a aquisição for concluída, não esperamos que o perfil de alavancagem da Raízen, na faixa de 2 a 2,5 vezes, sofra mudança significativa no médio prazo, tendo em vista a gestão historicamente prudente, apesar do montante significativo de dívida no balanço patrimonial da Biosev”, conclui.

Conforme a mais recente divulgação de resultados da Biosev, referente à posição em 31 de setembro de 2020, seu endividamento líquido era de R$ 7 bilhões, com em torno de R$ 3 bilhões tendo vencimento ao longo da safra 2021/22. Como a Biosev possui um elevado endividamento em dólar, ela é particularmente susceptível às variações do câmbio.

Saiba mais sobre o parecer da S&P Global Ratings no texto completo (exclusivo para assinantes).


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



PUBLICIDADE BASF GIGA INTERNAS BASF GIGA INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x